Notícia
IAPMEI falha prazo de pagamentos a agendas mobilizadoras do PRR
O IAPMEI tinha-se comprometido a iniciar os pagamentos em outubro o que, segundo o Eco, ainda não aconteceu. Prazo de entrega dos primeiros pedidos foi alargado por 15 dias.
O IAPMEI tinha-se comprometido a iniciar os pagamentos de reembolso dos investimentos no âmbito das agendas mobilizadoras em outubro o que, segundo o Eco, ainda não aconteceu.
Em setembro, fonte oficial do IAPMEI explicou ao jornal digital que a plataforma estava em funcionamento e já tinha disponibilizado o formulário de "pedido de pagamento intercalar da componente C5 das Agendas Mobilizadoras", estando previsto o pagamento ao longo do mês de outubro. Um compromisso que foi reiterado pelo presidente do IAPMEI, Luís Guerreiro.
Contudo, um mês depois de esgotado o prazo as entidades que submeteram os pedidos de pagamento em julho ainda não receberam qualquer pagamento contra fatura. Diz o Eco que as 1.115 entidades que fazem parte das 53 agendas só podem contar com os adiantamentos de 23%.
Reconhecendo problemas do lado das entidades, mas também dificuldades técnicas na plataforma, o IAPMEI alargou o prazo de entrega dos primeiros pedidos por 15 dias.
Em outubro, o IAPMEI justificou atrasos no âmbito dos pagamentos a empresas do anterior quadro comunitário de apoio, o Portugal 2020, "constrangimentos pontuais de tesouraria".
O Ministério da Economia acrescentou na altura que os constrangimentos se deveram a uma situação de "overbooking".