Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oficializada nomeação de José Pulido Valente como presidente do IAPMEI

José Pulido Valente, com uma carreira na área da banca, sucede no cargo a Luís Guerreiro, demitido pelo ministro da Economia, a um dia de terminar o primeiro ano de mandato.

Após a denúncia de um empresário ao Negócios, o IAPMEI reconheceu que tem “constrangimentos pontuais de tesouraria”.
Mario Cruz/Lusa
19 de Setembro de 2024 às 10:08
  • ...

A designação de José Pulido Valente para a presidência do conselho diretivo do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, após o afastamento de Luís Guerreiro, foi oficializada, esta quinta-feira, com a publicação em Diário da República.

Segundo o despacho, assinado pelo ministro da Economia, Pedro Reis, que produz efeitos a 12 de setembro, José Pulido Valente, designado em regime de substituição tem "competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das respetivas funções" o que é "evidenciado" no seu currículo académico e profissional.

À luz do diploma, a mudança na cúpula do IAPMEI acontece considerando "que o setor empresarial português é dominado por micro, pequenas e médias empresas"; "a missão do IAPMEI na promoção da competitividade e do crescimento empresarial, bem como no apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial"; "o papel estratégico do IAPMEI para o aumento da resiliência do nosso tecido empresarial, com particular enfoque nas micro, pequenas e médias empresas" e "a importância estratégica do IAPMEI na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no Programa Inovação e Transição Digital (Compete 2030)".

Além disso, "considerando a cessação de funções do presidente do conselho diretivo do IAPMEI, urge designar um novo presidente para o conselho diretivo do IAPMEI", refere o diploma.

Luís Guerreiro foi afastado do cargo pelo ministro da Economia, a um dia de terminar o primeiro ano de mandato. O afastamento de Luís Guerreiro é um dos mais recentes de uma lista de saídas de dirigentes de cargos públicos desde que o atual Governo tomou posse. No mês passado foi demitida a administração da Parpública, empresa que gere as participações do Estado e que era presidida desde o final de 2023 por José Realinho de Matos. E, esta semana, depois de ter afastado Jerónimo Cunha do cargo de "número 1" na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, cessou também a comissão de serviço do subdiretor-geral, Bruno Sousa. Ambos tinham sido nomeados há menos de um ano pelo anterior ministro Duarte Cordeiro, do governo então liderado por António Costa.

Na origem da demissão de Luís Guerreiro estará o entendimento de que será preciso imprimir uma nova dinâmica à agência. "Inicia-se assim uma nova etapa da IAPMEI, focada na necessidade de melhorar o nível de serviço com as empresas e a eficiência da instituição, bem como a celeridade na avaliação e resposta aos programas de incentivo em curso", afirmou o Governo, na semana passada, em comunicado.

José Pulido Valente, formado em Direito, tem carreira na área da banca. Foi adjunto do administrador-delegado da Hoechst Portuguesa entre 1984 e 1986 e jurista da Direção Internacional do Banco Pinto & Sotto Mayor - até 1988, ano em que integra o Banco Comercial Português. No BCP foi, sucessivamente, responsável pela assessoria jurídica, diretor de marketing, diretor-geral do Private Banking e diretor-geral do Departamento de Qualidade. Em 1997 assumiu a presidência do antigo Banco 7 e, em 2001, o cargo de CEO do ActivoBank. Foi ainda vice-CEO do ActivoBank em Espanha, até 2003, diretor-geral da rede de retalho do Millennium BCP para a região Sul, até 2006, e diretor de Corporate Banking até 2021. Foi diretor coordenador da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário até 2024.

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) Governo IAPMEI empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio