Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Reis: "Nova ambição" e "refrescamento" justificam mudanças no IAPMEI e AICEP

O Governo colocou um ponto final à liderança de Luís Guerreiro no IAPMEI e de Filipe Santos Costa na AICEP. O governante reitera que se trata de um "refrescamento".

24 de Setembro de 2024 às 11:41
  • ...

O ministro da Economia, Pedro Reis, explicou esta terça-feira que as mudanças, ordenadas pelo Governo, nas lideranças da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e do IAPMEI foram justificadas pela necessidade de "gerar uma nova ambição" nos organismos.

"Renovámos a liderança da AICEP e do IAPMEI. [Foi] um refrescamento da equipa para gerar uma nova ambição. Parece simplista, mas são as bases em que nos podemos basear na diplomacia económica e de atração de investimento", explicou o governante, durante uma conferência do Bison Bank.

Em meados deste mês, o Governo já tinha explicado que queria "dar um novo impulso" à Agência para a Competitividade e Inovação, pelo que José Pulido Valente se tornou o novo presidente do IAPMEI, em substituição de Luís Guerreiro, demitido pelo ministro da Economia. A demissão aconteceu a um dia de Guerreiro terminar o primeiro ano de mandato. 

O anúncio da demissão teve lugar durante uma reunião entre o ministro da Economia, Pedro Reis, e Luís Guerreiro, como avançou na altura o Negócios. No encontro terá sido dado a entender pelo governante que era necessário dar uma nova dinâmica ao IAPMEI, razão que terá presidido ao afastamento de Luís Guerreiro.

Meses antes desta troca,no início de junho, o Governo dissolveu a administração da AICEP liderada por Filipe Santos Costa, a poucos dias de fazer um ano de mandato, e escolheu o docente Ricardo Arroja para presidente da entidade.

Também neste caso, e pouco tempo depois durante uma audição no parlamento, Pedro Reis esclareceu que a mudança da administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal era para ser entendida como um "ciclo novo", no qual é "possível fazer mais com outra velocidade e outra frescura".

Ver comentários
Saber mais Economia Política IAPMEI AICEP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio