Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Holderbank e Lafarge já discutiram Cimpor com Governo

A suíça Holderbank e a francesa Lafarge já discutiram com o Ministério das Finanças a questão da privatização da Cimpor, continuando a estar interessadas na maior cimenteira nacional, noticiou o «Diário de Notícias».

28 de Julho de 2001 às 11:01
  • ...
A suíça Holderbank e a francesa Lafarge já discutiram com o Ministério das Finanças a questão da privatização da Cimpor, continuando a estar interessadas na maior cimenteira nacional, noticiou o «Diário de Notícias».

A Holderbank entregou, no dia 17 de Julho, um documento ao ministro das Finanças, Oliveira Martins, em que explicou as razões porque não se apresentou ao concurso para a alienação da posição de 10,049% que o Estado ainda detém na Cimpor [CIMP].

Segundo a referida publicação, a cimenteira suíça afirmou que essa posição se deveu à «complicação jurídica» que envolve o processo de privatização, que tem na construtora Teixeira Duarte [TXDE] a única concorrente.

A Teixeira Duarte detém actualmente uma posição no capital da Cimpor superior aos 10% previstos pelos estatutos da empresa. Na última assembleia geral (AG) da Cimpor, a Teixeira Duarte votou com mais de 18% dos direitos de voto.

O jurí do concurso para a última fase de privatização da Cimpor já entregou ao Governo o seu parecer sobre a matéria, tendo-se pronunciado favoravelmente em relação à proposta da Teixeira Duarte, segundo revelou esta semana fonte oficial do Ministério das Finanças, ao Negocios.pt.

No documento entregue ao Governo, a Holderbank defendeu a continuidade da actual equipa de gestão da Cimpor, liderada por Sousa Gomes, contrariando a posição da Teixeira Duarte, e manifestou-se disponível para deter uma posição inferior a 50% no capital da cimenteira.

Segundo a mesma fonte, a Lafarge, que à semelhança da Holderbank controla cerca de 10% do capital da Cimpor, também passou esta semana pelo Ministério das Finanças para debater a questão da privatização da cimenteira.

De acordo com notícias avançadas esta semana pela imprensa nacional, o Governo pretende que a Teixeira Duarte e a Secil cheguem a um acordo para a gestão da Cimpor.

O Governo, no último Conselho de Ministros, concedeu ao Ministério das Finanças uma autorização para discutir com as partes «interessadas» no processo, a questão da última fase de privatização da maior cimenteira nacional.

As acções da Cimpor encerraram ontem a ganhar 1,68% para os 23 euros (4.611 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio