Notícia
Governo funde Exmin na EDM
A Exmin – Companhia de Indústria e Serviços Mineiros e Ambientais vai ser fundida na EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SGPS, SA. A operação em curso decorre de uma decisão do Ministério das Actividades Económicas em simplificar a estrutura do grup
A Exmin – Companhia de Indústria e Serviços Mineiros e Ambientais vai ser fundida na EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SGPS, SA. A operação em curso decorre de uma decisão do Ministério das Actividades Económicas em simplificar a estrutura do grupo EDM, na sequência da alienação da participação de 51% do Estado na Somincor.
Com esta fusão, a EDM passa a ser responsável pelo conjunto de intervenções de reabilitação de antigas áreas mineiras, até agora a cargo da Exmin, e que incluíram acções em várias minas, em particular, nas de Jales e Argozelo, na região norte, e S. Domingos do Sul, explica o Ministério das Actividades Económicas em comunicado.
Para 2005 – 2006 o programa de actuação desta empresa prevê uma série de acções de reabilitação a desenvolver nos casos mais prioritários entre as 61 minas de urânio da região centro, designadamente, Urgeiriça, Cunha Baixa, Quinta do Bispo, Vale da Abrutiga, Castelejo, Bica, Prado Velho e Senhora das Fontes.
A primeira destas intervenções de reabilitação incidirá sobre área mineira da Urgeiriça, prevendo-se para breve a abertura do concurso público para a primeira fase da obra, abrangendo, designadamente, a preparação e limpeza dos terrenos e acessos, a vedação da área de intervenção e a montagem de equipamentos para a monitorização dos trabalhos subsequentes. Estes trabalhos vão incidir na área da Barragem Velha, prevendo-se que possam arrancar já em início de Fevereiro.
O Conselho de Ministros aprovou ontem a extinção da CAC – Comissão de Acompanhamento da Concessão da Exmin, cujas competências foram transferidas para o âmbito da Direcção Geral de Geologia e Energia.