Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo cria comissão de avaliação do plano para as minas

Plano estratégico para as minas vai ter avaliação anual.

11 de Setembro de 2012 às 10:56
  • 3
  • ...
O Governo vai criar uma comissão de avaliação do plano de recursos geológicos, no âmbito da estratégia anunciada há duas semanas, que esta terça-feira está publicada no Diário da República, e que o Negócios já tinha avançado.

No âmbito da Estratégia Nacional para os Recursos Geológicos, o Governo vai criar a comissão de avaliação "para apoiar a concretização de algumas das medidas" previstas no plano e para prioritizar as acções a realizar. A comissão "reunirá pessoas de reconhecido mérito e experiência no sector". O Governo garante que esta comissão não terá qualquer encargo para o erário público.

O Governo garante, ainda, que também o gabinete de apoio ao investidor mineiro assim como o grupo de trabalho para a gestão dos projectos (designado PMO - Project Management Office) não terão custos adicionais para as contas públicas, sendo utilizados recursos humanos e meios existentes no Ministério da Economia e Emprego. Por outro lado o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Fundo de Coesão e as receitas das comissões mineiras ("royalties") e outros encargos de exploração serão os principais meios de financiamento das medidas e acções previstas no plano mineiro.

No âmbito deste plano estratégico, pretende-se fazer um acompanhamento sistemático da implementação da estratégia, "de modo a que seja possível, sempre que necessário, intervir para maximizar sinergias, corrigir deficiências, reforçar acções ou mesmo alterar enquadramentos ora propostos".

O plano será avaliado todos os anos.

O PMO terá a seu cargo a coordenação e acompanhamento da implementação da estratégia nacional, a elaboração de documentos de suporte e reporte e a comunicação e gestão de mudança.

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, tem salientado que este é o primeiro plano estratégico para as minas dos últimos 30 anos. E pretende-se reforçar os investimentos de prospecção e exploração de recursos mineiros, aumentando-se as comissões pagas ao Estado, assim como as cauções, para garantir a efectiva realização dos investimentos.
Ver comentários
Saber mais minas recursos geológicos plano estratégico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio