Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo britânico vai investigar "preços dinâmicos" por trás da subida de bilhetes para Oasis

As autoridades britânicas pretendem incluir a prática utilizada por "sites" como o Ticketmaster na próxima consulta ao mercado dos bilhetes no Reino Unido, depois da revolta com escalada dos preços dos ingressos para os concertos que marcaram o regresso dos Oasis aos palcos.

02 de Setembro de 2024 às 15:42
  • ...

O governo do Reino Unido vai investigar os "preços dinâmicos" que forçaram milhares de fãs a pagar mais para garantir bilhetes para os concertos da banda de "rock" Oasis.

Segundo o Financial Times (FT), as autoridades vão incluir a prática utilizada por "sites" como o Ticketmaster na próxima consulta ao mercado dos bilhetes no Reino Unido, que terá como objetivo reprimir preços injustos.

Num comunicado, publicado na noite de domingo, a secretária da Cultura, Lisa Nandy, diz que foi "deprimente assistir a preços imensamente inflacionados excluindo os fãs comuns de terem oportunidade de desfrutar da sua banda preferida ao vivo".

A mesma responsável indicou ainda que o governo vai debruçar-se sobre "questões como a transparência e o uso de preços dinâmicos, incluindo tecnologia em torno dos sistemas de lista de espera que as incentivam, na próxima consulta sobre a proteção do consumidor no que diz respeito às revendas de bilhetes".

"Trabalhando com artistas, com a indústria e os fãs podemos criar um sistema mais justo que acabe com o flagelo do mercado negro, as revendas fraudulentas e garanta bilhetes a preços justos", acrescentou. 

A Ticketmaster, o maior vendedor de bilhetes da indústria da música e do desporto, ficou sob fogo por utilizar um sistema de preços "dinâmico" em que os custos se alteram de acordo com a procura, uma prática frequentemente usada nos Estados Unidos, a qual, argumenta, ajuda a travar a venda no mercado negro e dá mais receita aos artistas permitindo-lhes pôr os preços dos bilhetes mais próximos do valor de mercado, escreve o FT.

O reencontro da banda desencadeou uma fervorosa procura entre os milhões de fãs. Os bilhetes para os concertos dos Oasis no Reino Unido e na Irlanda, os primeiros em 16 anos, ficaram disponíveis para venda no sábado de manhã. A expectativa é a de que a digressão gere centenas de milhões de libras, entre bilhética, alojamento, "merchandise" e eventuais vendas de direitos aos "media". Com efeito, segundo o jornal financeiro, a banda já começou a beneficiar da elevada procura pelas suas músicas nos serviços de "streaming".

Mas do lado dos fãs o regresso dos Oasis teve um primeiro sabor amargo, gerando um amplo descontentamento patente nas redes sociais, por esperarem muitas horas para ter acesso aos bilhetes para depois descobrirem que tinham um preço muito mais elevado do que o anunciado inicialmente e que, segundo relatos, chegava às centenas de libras em determinadas localizações.

O Ticketmaster é detido pela empresa de comunicação norte-americana Live Nation, que gere espaços para concertos e festivais.

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas indústria música preços Oasis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio