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Bruxelas analisa preços dinâmicos após forte subida nos bilhetes para Oasis
Comissão Europeia confirma que práticas que sobem preços de bilhetes em função da procura está a ser analisada, após disparo de preços de ingressos para Oasis ter espoletado intervenção de reguladores britânicos.
A Comissão Europeia está a analisar a prática de subida dos preços de bilhetes para concertos em função da procura, após um forte disparo nos preços de bilhetes para a digressão de reunião da banda britânica Oasis ter motivado já a intervenção dos reguladores do Reino Unido.
Fonte de Bruxelas indicou ao The Guardian que a prática de preços dinâmicos está a ser examinada, havendo preocupação crescente por parte de membros do Parlamento Europeu com o impacto para os consumidores.
De acordo com o diário britânico, a análise integra-se num processo em curso mais largo de avaliação da regulamentação relativa à proteção dos consumidores na União Europeia, que deverá ser publicada nos próximos meses.
A esta avaliação poderão suceder-se propostas dos eurodeputados no sentido de impor limites aos preços dinâmicos. Trata-se de uma prática que, na venda de bilhetes para espectáculos, é comum nos Estados Unidos, mas ainda rara a nível europeu.
Sendo uma prática legal, poderá estar a ser conduzida de forma irregular. Nomeadamente, quando o preço sobe já depois de o consumidor ter feito a seleção de bilhete para compra, exemplificou a fonte de Bruxelas ao diário britânico. Pode também estar a ser dada informação insuficiente aos consumidores sobre a disponibilidade de bilhetes à venda nas plataformas de venda, acrescentou.
A confirmação de que a Comissão Europeia está a estudar o tema acontece depois de o regulador britânico da Concorrência ter anunciado uma revisão urgente da prática de preços dinâmicos após a forte subida dos preços de bilhetes para os concertos de reunião dos Oasis, nos quais a empresa Ticketmaster faz flutuar o valor dos ingressos em função da procura. Centenas de fãs têm vindo a apresentar queixa junto do regulador do mercado publicitário britânico, com os preços a atingirem 350 libras esterlinas (415 euros, no câmbio atual).
A Ticketmaster tem argumentado que o uso de preços dinâmicos é também feito pelas companhias aéreas e hotéis, indicando ainda que os preços que pratica são decididos pelos artistas e agentes destes.