Notícia
Gazprom analisa investimento em Portugal
A Gazprom, grupo de energia controlado pela Federação Russa, está a analisar a realização de um investimento numa fábrica de etileno em Portugal. O projecto ficaria localizado no complexo industrial de Sines, segundo adiantou hoje o ministro da Economia p
A Gazprom, grupo de energia controlado pela Federação Russa, está a analisar a realização de um investimento numa fábrica de etileno em Portugal. O projecto ficaria localizado no complexo industrial de Sines, segundo adiantou hoje o ministro da Economia português, Manuel Pinho em viagem oficial pela Federação Russa.
Trata-se de um projecto em fase inicial, não havendo, por isso, ainda uma decisão definitiva de investimento.
O ministro português sublinhou ainda que o investimento, a confirmar-se, será totalmente assumido pelo grupo russo que recentemente comprou a Sibneft a Roman Abramovich. A produção será sobretudo canalizada para o mercado externo.
Esta intenção de investimento foi anunciada no âmbito da visita à Federação Russa, que para além do ministro da Economia, Manuel Pinho, conta ainda com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, e com a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
O ministro da Economia interrompeu a sua viagem à Federação Russa e regressa amanhã de manhã a Lisboa, por ter duas reuniões importante durante o fim-de-semana.
Questionado sobre se o seu regresso a Lisboa teria a ver com as negociações com a ENI sobre a Galp, Manuel Pinho garantiu que não. Sobre esse assunto, o ministro recusou fazer qualquer comentário.
Em Moscovo