A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp Energia e ENI trocam postos de combustível com Total Fina Elf

A Galp Energia e a Agip Petroli, do Grupo Eni, concluíram o acordo para adquirir a rede de retalho de combustível espanhola da Total Fina Elf, com 186 estações de serviço, cedendo em troca pontos de venda em Portugal e Itália.

10 de Julho de 2002 às 14:51
  • ...
A Galp Energia e a Agip Petroli, do Grupo Eni, concluíram o acordo para adquirir a rede de retalho de combustível espanhola da Total Fina Elf, com 186 estações de serviço, cedendo pontos de venda em Portugal e Itália, divulgaram as empresas em comunicado.

A rede de retalho de combustível espanhola da Total Fina Elf regista anualmente vendas na ordem dos 620 mil metros cúbicos. Este acordo incluí, igualmente a aquisição de infra-estruturas com capacidade de armazenamento de 100 mil metros cúbicos, localizadas na costa mediterrânea espanhola, segundo a mesma fonte.

A Agip Petroli, no âmbito deste acordo, irá transferir para a francesaTotal Fina Elf 195 estações de serviço localizadas em Itália, o que representa vendas de 273 mil metros cúbicos por ano.

A Galp Energia, por sua vez, vai ceder 111 estações de serviço nacionais à Total Fina Elf, com um volume de vendas na ordem dos 260 mil metros cúbicos.

«Este é outro passo importante para a Galp Energia, para fortalecer a sua quota de mercado em Espanha e a capacidade de entrega a um mercado estrategicamente ibérico», revelou o mesmo documento.

António Mexia, presidente da Galp, já havia dito que previa duplicar a sua quota de mercado em Espanha para 4% até ao final do ano, após o acordo de troca de postos de combustível com a Cepsa naquele mercado.

A Agip pretende aumentar a sua presença no mercado retalhista de combustível em Espanha, enquanto o Grupo italiano mantém um forte interesse em reforçar a sua posição na Galp e Agip espanholas.

Este acordo está sujeito a aprovação por parte das autoridades relevantes. A ENI é a segunda maior accionista da Galp Energia, que deverá entrar em Bolsa no próximo ano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio