Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp antecipa impacto "até 100 milhões" de nova taxa sobre lucros extraordinários

A petrolífera informou a CMVM que, no ano fiscal de 2022, poderá sofrer perdas até 100 milhões de euros com a entrada em vigor do novo imposto sobre as empresas da energia e distribuição.

A gestora alemã comprou à Galp 75% da Galp Gás Natural Distribuição.
Pedro Zenkl
  • ...
A Galp acredita que o novo imposto sobre os lucros extraordinários, aprovado na quinta-feira, vai ter um impacto de 100 milhões de euros na empresa durante o ano fiscal de 2022.

O número foi avançado pela petrolífera num comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa indica que a nova taxa "poderá aplicar-se às atividades de refinação e comerciais da Galp, relacionadas com todo o ano de 2022 e 2023" e, nesse sentido, "numa base preliminar, este novo imposto pode potencialmente ter um impacto até 100 milhões de euros em relação ao ano fiscal de 2022".

A proposta do executivo prevê uma taxa de 33% sobre a parte dos lucros das empresas dos setores da energia e distribuição que tenham um crescimento superior a 20% em relação à média dos últimos quatro anos.

A formalmente designada contribuição de solidariedade temporária (CST) isenta as pequenas e micro empresas da distribuição desde que não estejam integradas num grupo que fature mais de 100 milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Galp economia negócios e finanças imposto empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio