Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundos fecham a compra da Brasil Telecom

Os fundos de pensões Previ (do Banco do Brasil), Petros (da Petrobras) e Funcef (da Caixa Económica Federal) assinaram ontem o acordo de compra dos 38% que a Telecom Italia detém na Solpart, empresa que detém a maioria da Brasil Telecom, noticiou a Reuter

19 de Julho de 2007 às 13:13
  • ...

Os fundos de pensões Previ (do Banco do Brasil), Petros (da Petrobras) e Funcef (da Caixa Económica Federal) assinaram ontem o acordo de compra dos 38% que a Telecom Italia detém na Solpart, empresa que detém a maioria da Brasil Telecom, noticiou a Reuters. O negócio custou aos fundos 515 milhões de dólares, ou 372 milhões de euros à cotação actual.

A legislação brasileira, por enquanto, não permite que um mesmo grupo controle operações sobrepostas, razão pela qual a Telecom Italia, mesmo detendo 38% da Solpart, estava afastada da gestão da Brasil Telecom, que detém uma operação móvel no Centro-Sul do Brasil, enquanto a TIM cobre a totalidade do país.

Com esta aquisição, os fundos de pensão reforçam ainda mais a sua posição de controlo na Brasil Telecom. A Previ, Petros e Funcef, em conjunto com o Citigroup, já fazem parte do bloco de controlo desta operadora e esta compra visa a concretização do desejo do Governo em fortalecer uma empresa brasileira nas telecomunicações, sector que, no Brasil, está dominado pelos espanhóis da Telefónica e pelos mexicanos da Telmex.

A fusão da Brasil Telecom com a Oi, ex-Telemar, e a entrada da Portugal Telecom no capital desta futura operadora, é uma das possibilidades que está em estudo pelo Governo de Lula da Silva.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio