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Fundo Antin injeta 150 milhões na portuguesa Power Dot

Luís Santiago Pinto e José Maria Sacadura, os fundadores da empresa de carregadores para veículos elétricos, abrem agora o controlo da companhia à gigante “private equity” internacional e dona da Indaqua, que é a maior operadora privada nas concessões municipais de água em Portugal.

18 de Maio de 2022 às 00:01
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Em apenas três anos, a Power Dot tornou-se a maior operadora nacional de carregadores para veículos elétricos na Europa, estando atualmente presente em Portugal, Espanha, França, Polónia, Luxemburgo e Bélgica, onde tem um total de cinco mil pontos de carregamento em operação e instalação.

 

Para atingir a meta dos 14 mil pontos de carregamento até 2025 e quase duplicar para 27.500 em 2030,nos mercados onde opera, a empresa atraiu a atenção da Antin Infrastructure Partners, "private equity" internacional que se comprometeu a investir 150 milhões de euros na Power Dot.

 

"Trata-se de uma ronda de investimento, um aumento de capital, com a Antin a injetar 150 milhões de euros, ficando com uma posição de co-controlo na empresa", adianta ao Negócios Luís Santiago Pinto, fundador e CEO da Power Dot, sem detalhar a operação.

 

Este investimento representa "uma das principais transações no setor a nível mundial e o objetivo é tornar a Power Dot líder de mercado no setor dos carregadores para veículos elétricos", afirma a empresa, em comunicado.

 

Um reforço de capital que, garante a empresa, "vai permitir que a Power Dot prossiga a sua expansão nacional e internacional, reforce equipa, desenvolva ‘software’ para otimizar operação e continue a instalar gratuitamente carregadores para veículos elétricos em todos os parques de estacionamento", prevendo duplicar a atual equipa, composta por cerca de 50 trabalhadores, nos próximos anos.

 

"Para nos ajudar neste caminho, precisávamos de um investidor com experiência em infraestruturas e tecnologia e a Antin Infrastructure Partners procurava uma empresa sólida que atuasse no desenvolvimento de infraestruturas de futuro, para investir. Foi assim que surgiu a oportunidade, uma vez que os carregadores para veículos elétricos são cada vez mais uma infraestrutura essencial para os milhões de utilizadores diários em todo o mundo", conta Luís Santiago Pinto.

 

Com escritórios em Paris, Londres, Nova York, Singapura e Luxemburgo, a Antin Infrastructure Partners visa investimentos nos setores de energia e meio ambiente, telecomunicações, transporte e infraestrutura social, tendo mais de 22 mil milhões de euros sob gestão.

 

Em Portugal, esta "private equity" é dona da Indaqua, a maior operadora privada nas concessões municipais de água no nosso país.

 

A Power Dot recorda que "surgiu no mercado com um modelo de negócio inovador, uma vez que instala de forma totalmente gratuita carregadores para veículos elétricos em parques de estacionamento e garante ainda a gestão e manutenção dos mesmos sem qualquer custo para os parceiros proprietários dos parques".

 

Com este modelo de negócio, a Power Dot "pretende criar uma experiência de carregamento integrada na vida dos utilizadores, sem necessidade de deslocações propositadas, uma vez que os carregadores são instalados em locais de elevado tráfego e que já fazem parte da rotina habitual dos condutores", como espaços de retalho, centros comerciais, restaurantes, ginásios, hospitais, hotéis ou centros empresariais.

 

"A grande maioria das nossas necessidades de deslocação acontecem perto da área de residência e/ou de trabalho. Nos centros urbanos a % de casas com estacionamento dedicado é relativamente baixa, pelo que com os nossos carregadores e parcerias os utilizadores podem fazer a sua vida e carregar o veículo sempre que param o seu carro", realça José Maria Sacadura, fundador e diretor executivo da Power Dot para o mercado português.

 

"Em cada local, é sempre feito um estudo exaustivo de mercado, pelo que os carregadores que instalamos estão adaptados ao tempo médio de permanência num local, para um elevado nível de conforto e comodidade na experiência de carregamento. Esta é uma solução que gera confiança e por consequência o aumento da procura pelos veículos elétricos", defende José Maria Sacadura.

 

 

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