Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundação Francisco Manuel dos Santos aceita demissão de António Barreto (act)

Nuno Garoupa será o novo presidente do conselho de administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Negócios 16 de Abril de 2014 às 17:10
  • 4
  • ...

Em comunicado, a Francisco Manuel dos Santos informa que o conselho de curadores, presidido por Alexandre Soares dos Santos, “decidiu aceitar o pedido de demissão do presidente do conselho de administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, António Barreto que, tendo completado há cerca de seis meses o seu mandato de cinco anos, já fizera saber que não era sua intenção continuar naquelas funções”.

 

A Fundação confirma, assim, notícias avançadas esta quarta-feira pela imprensa nacional. Nas edições impressas, “Diário Económico” e “Público” noticiaram que o sociólogo António Barreto, que se previa que assumisse as funções de “chairman” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, iria abandonar a instituição no final do mês. Os jornais adiantaram que a saída do responsável surge após divergências com Alexandre Soares dos Santos.

 

No comunicado, a Fundação Francisco Manuel dos Santos acrescenta que “termina assim o primeiro ciclo de vida da Fundação, criada em 2009. Segundo vontade do fundador, as actividades futuras da Fundação deverão continuar a desenvolver a missão definida pelos estatutos e consagrada na carta de princípios”.

 

“Na mesma reunião, o conselho de fundadores deliberou nomear o professor Nuno Garoupa, actual membro do conselho de administração e previamente membro do conselho científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, como presidente do conselho de administração em exercício”, conclui o comunicado.

 

Segundo a imprensa, António Barreto ia deixar as funções de presidente executivo da Fundação, sendo substituído por Nuno Garoupa, e assumir o cargo de “chairman”, contudo as divergências terão ditado o fim do seu papel na instituição.

 

Soares dos Santos destaca “dimensão intelectual e humana” de António Barreto

 

O presidente do conselho de curadores da Fundação “enaltece” e agradece “publicamente a inquestionável dedicação, o inquebrantável entusiasmo e o extraordinário trabalho por si colocados ao serviço da afirmação e do desenvolvimento desta fundação, em Portugal”.

 

“A dimensão intelectual e humana do professor António Barreto e a força do seu carisma fazem de trabalhar com ele, mais do que um prazer, um verdadeiro privilégio”, escreve Alexandre Soares dos Santos num outro comunicado.

 

O responsável conclui que, completado o seu mandato de cinco anos, e entendendo não querer dar-lhe continuidade, o professor António Barreto deixa um legado, uma esperança e uma responsabilidade: o valioso legado que o seu contributo ímpar constitui; a grande esperança de que possa em breve cumprir-se o desejo recíproco de os nossos caminhos voltarem a cruzar-se; a enorme responsabilidade de dar-se continuidade ao espírito e à missão da fundação que, criada em 2009, teve nele o seu primeiro presidente, que nunca será esquecido”.

 

(Notícia actualizada às 17h44m com comunicado de Alexandre Soares dos Santos)

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Fundação Francisco Manuel dos Santos António Barreto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio