Notícia
Fabricante de baterias chinesa planeia abrir cinco fábricas na Europa
A SVolt energy, fabricante de baterias chinesa, tem atualmente duas fábricas na Alemanha, sendo que uma delas irá fornecer exclusivamente a Stellantis.
A fabricante de baterias chinesa SVolt Energy, que vai começar a fornecer o grupo Stellantis a partir de 2025, está em conversações para a abertura de cinco fábricas na Europa, segundo noticia a Bloomberg.
A SVolt tem atualmente duas fábricas na Alemanha, sendo que uma delas deverá fornecer apenas o grupo Stellantis, que tem marcas como a Alfa Romeo, Citroën, Fiat, Jeep, Opel e Peugeot, a partir de 2025.
O objetivo da empresa chinesa é ter uma capacidade de produção de 50 gigawatts-hora (GWh) na Europa até ao final da década - o que daria energia suficiente para um máximo de um milhão de carros elétricos, de acordo com o responsável europeu da marca Kai-Uwe Wollenhaupt.
"A indústria das baterias na Europa está mesmo a começar", afirmou Wollenhaput, acrescentando que seria possível "desenvolver ainda mais rápido as fábricas caso existissem mais recursos em termos de espaço e de trabalhadores".
A empresa de baterias chinesa está atualmente a construir uma fábrica de 12 GWh na região de Thuringia, na Alemanha central, depois de ter atrasado uma outra construção em Saarland, de dois mil milhões de euros, devido a protestos locais.
A SVolt está igualmente em conversações com vários fabricantes automóveis para fornecer baterias, com três acordos esperados até ao final do ano.
A expectativa é que as empresas chineses dominem o fabrico de baterias. Ainda este ano, a Contemporary Amperex Technology começou a construir uma fábrica no leste da Alemanha e está a construir uma nova instalação na Hungria, num investimento de 7,3 mil milhões de euros e já conta com clientes como a Mercedes e a Volkswagen.
Também a chinesa Envision AESC planeia construir fábricas em Espanha e França e a EVE Energy, segunda maior fornecedora da BMW, comprou um terreno na Hungria.
A SVolt tem atualmente duas fábricas na Alemanha, sendo que uma delas deverá fornecer apenas o grupo Stellantis, que tem marcas como a Alfa Romeo, Citroën, Fiat, Jeep, Opel e Peugeot, a partir de 2025.
"A indústria das baterias na Europa está mesmo a começar", afirmou Wollenhaput, acrescentando que seria possível "desenvolver ainda mais rápido as fábricas caso existissem mais recursos em termos de espaço e de trabalhadores".
A empresa de baterias chinesa está atualmente a construir uma fábrica de 12 GWh na região de Thuringia, na Alemanha central, depois de ter atrasado uma outra construção em Saarland, de dois mil milhões de euros, devido a protestos locais.
A SVolt está igualmente em conversações com vários fabricantes automóveis para fornecer baterias, com três acordos esperados até ao final do ano.
A expectativa é que as empresas chineses dominem o fabrico de baterias. Ainda este ano, a Contemporary Amperex Technology começou a construir uma fábrica no leste da Alemanha e está a construir uma nova instalação na Hungria, num investimento de 7,3 mil milhões de euros e já conta com clientes como a Mercedes e a Volkswagen.
Também a chinesa Envision AESC planeia construir fábricas em Espanha e França e a EVE Energy, segunda maior fornecedora da BMW, comprou um terreno na Hungria.