Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA tentaram evitar que Sacyr vencesse projecto do Canal do Panamá

Americanos ficaram "frustrados" com resultado do concurso.

20 de Dezembro de 2010 às 10:41
  • 5
  • ...
Os EUA tentaram evitar que o agrupamento que integrava a espanhola Sacyr Vallehermoso (dona da Somague) vencesse o concurso para o alargamento do Canal do Panamá. Segundo o “El Pais”, a empresa foi alvo de várias conversas entre a embaixada americana no Panamá e Washington, de acordo com os telegramas revelados pelo Wikileaks.

Segundo os documentos, os EUA declararam o seu apoio a outro dos agrupamentos, que integrava a note americana Bechtel (e os espanhóis da ACS) e mostraram reservas sobre a situação financeira da Sacyr e a forma como teria obtido financiamento para o projecto (que acabou por vencer). De acordo com os telegramas, o Departamento de Estado dos EUA suspeitava que o consórcio da Sacyr tivesse beneficiado do apoio do Estado espanhol para garantir o financiamento (o projecto está avaliado em 3,2 mil milhões de euros).

Caso o consórcio da Bechtel vencesse, isso garantiria que os seus fornecedores americanos iriam ganhar 920 milhões de euros. E para tentar evitar que a Sacyr vencesse, os americanos conseguiram informações do consultor CH2MHill, que trabalhou como assessor independente no projecto e tiveram acesso aos preços e outras informações do concurso.

As autoridades americanas revelaram ainda, nos telegramas, a sua “frustração” com o resultado final do concurso, e analisaram com a Bechtel a sua impugnação ainda que não tenham encontrado provas de que tenha havido qualquer tipo de ajuda do Estado ao financiamento quer da Sacyr quer da italiana Impreglio.

Ver comentários
Saber mais Wikileaks Sacyr Panamá
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio