Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha e Argentina alcançam princípio de acordo por expropriação de YPF

Acordo alcançado em Buenos Aires prevê o pagamento de uma compensação de 5.000 milhões de dólares à Repsol que, em contrapartida, retirará os processos judiciais contra o Governo argentino. A administração da petrolífera vai pronunciar-se amanhã

Bloomberg
26 de Novembro de 2013 às 10:22
  • 2
  • ...

Os governos espanhol e argentino, com mediação do México, alcançaram um princípio de acordo sobre a compensação à espanhola Repsol pela argentina YPF e que vai ser analisado esta semana pelo conselho de administração da petrolífera em Madrid.

 

Fontes do mercado disseram esta terça-feira que o acordo alcançado em Buenos Aires prevê o pagamento de uma compensação de 5.000 milhões de dólares (3.690 milhões de euros) à Repsol que, em contrapartida, pararia os processos judiciais contra o Governo argentino em curso em tribunais internacionais. Esses processos têm travado investimentos estrangeiros no sector energético argentino.

 

O princípio de acordo foi alcançado num encontro em que participaram, entre outros, o ministro de Indústria espanhol, José Manuel Soria, o presidente do maior accionista de Repsol, CaixaBank, Isidro Fainé, e uma equipa técnica da petrolífera.

 

Da parte argentina estiveram o novo ministro de Economia argentino, Axel Kicillof, o presidente da YPF, Miguel Galuccio, e o director geral da Pemex, Emilio Lozoya, uma das vozes mais críticas da Repsol e da gestão que a petrolífera espanhola fez antes da expropriação da YPF.

 

Fontes citadas pela imprensa económica espanhola referiram que Antonio Brufau, presidente da Repsol, não foi a Buenos Aires por discordar do encontro.

 

Oficialmente não são ainda conhecidos os conteúdos do acordo, cabendo ao conselho de administração "pronunciar-se sobre seus termos e condições", durante a reunião de quarta-feira, e deliberar como "considerar conveniente para o exclusivo interesse da companhia e dos seus accionistas" na sua reunião da próxima quarta-feira, 27 de Novembro".

 

A expropriação de 51% do património da petrolífera YPF foi anunciada em Abril do ano passado pela Presidente argentina.

Ver comentários
Saber mais Repsol Argentina YPF
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio