Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ERC conclui que não houve falhas na independência da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) afirmou hoje em conferência de imprensa que a alegada falta de independência da RTP na cobertura noticiosa dos incêndios não se confirmou.

07 de Dezembro de 2006 às 13:07
  • ...

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) afirmou hoje em conferência de imprensa que a alegada falta de independência da RTP na cobertura noticiosa dos incêndios não se confirmou.

O organismo que regula os media monitorizou todas as notícias da RTP durante mais de quatro meses para concluir que "não houve falhas" na independência da estação pública.

As acusações foram levantadas por Eduardo Cintra Torres num artigo de opinião publicado pelo "Público" em Agosto, onde o crítico de TV acusava a RTP de estar a ceder a pressões do Governo para diminuir a cobertura noticiosa dos incêndios.

A ERC deliberou que tal não aconteceu e afirma que Cintra Torres nunca poderia ter escrito este artigo de opinião na qualidade de jornalista tal como o fez.

A ERC criticou ainda o facto de José Manuel Fernandes, director do "Público" não ter tomado as medidas necessárias para evitar que o critico de TV acusasse a RTP, alegando que estava a proferir tais afirmações com base em critérios jornalísticos.

Semanas depois o "Expresso" trazia manchete uma notícia que referia que um assessor de Sócrates teria pressionado a RTP para não fazer um directo sobre os incêndios no jornal da tarde.

A ERC concluiu que não houve falta de rigor da RTP depois dos pivots e coordenadores dos principais blocos noticiosos na estação terem negado categoricamente que tenham sofrido pressões do Governo.

A denuncio no "Expesso" tinha sido feita pelo deputado do PSD Agostinho Branquinho que sugeriu ainda que a ERCE pedisse os registos de todas as chamadas telefónicas efectuadas pelos pivots e coordenadores da RTP.

A entidade não pediu qualquer registo telefónico, uma vez que afirma, "não é um tribunal de jornalistas".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio