Notícia
Empresas obrigam mulheres a assinar compromisso de não engravidar
O compromisso de não engravidar durante 5 ou 6 anos é uma prática existente em Portugal, afirmou Joaquim Azevedo à Antena 1.
Há empresas que estão a obrigar as mulheres a assinar declarações em que se comprometem a não vão engravidar nos próximos cinco anos, avançam esta quarta-feira, 18 de Junho, a Antena 1 e RTP.
"É preciso criar condições também aos empresários para que aqueles que, pelo menos, se vão consciencializando que isto é importante, o façam. E sobretudo os outros não coloquem obstáculos de monta, nomeadamente obrigando as mulheres a assinar declarações que não engravidam nos próximos 5 ou 6 anos, ou coisas deste tipo", denunciou Joaquim Azevedo, professor da Universidade Católica do Porto.
Joaquim Azevedo foi escolhido pelo Governo, em Fevereiro deste ano, para liderar uma equipa multidisciplinar que traçará um plano de acção para a área da natalidade até ao final do mês de Junho. Na altura, por ocasião do Congresso do PSD, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho defendia que a natalidade é "uma tarefa que a todos convoca".
O Instituto Nacional de Estatística alerta que Portugal poderá chegar a 2060 com menos 4 milhões de habitantes do que actualmente, diz a Antena 1. Joaquim Azevedo defendeu que este cenário é insustentável, apelando a um "compromisso" entre diferentes entidades.