Notícia
Empresas japonesas terão comprado AGS por 72 milhões de euros
A empresa que é detida pela Somague e actua no sector das águas terá sido vendida à Marubeni e à INCJ por 10 mil milhões de ienes (cerca de 72 milhões de euros).
As empresas nipónicas Marubeni e Innovation Network Corp. of Japan (INCJ) terão chegado a acordo para comprar a companhia portuguesa AGS - Administração e Gestão Sistemas de Salubridade.
A notícia está a ser avançada pela Bloomberg, que cita a televisão nipónica NHK. O valor do negócio deve ascender a 10 mil milhões de ienes (cerca de 72 milhões de euros) e o capital da empresa portuguesa repartido em partes iguais pelas duas empresas nipónicas.
A AGS, que actua no sector das águas, é detida pela Somague, empresa portuguesa controlada pelos espanhóis da Sacyr. Contactada, a empresa portuguesa recusou comentar a informação.
No site da empresa, a AGS descreve-se como uma empresa vocacionada para a gestão, operação e manutenção de infra-estruturas de água e de águas residuais em regime de Concessão, Parcerias Público-Privadas ou de Prestação de Serviços.
Além de Portugal, a AGS está presente em Angola e Brasil, empregando 1.300 colaboradores dispersos pelas várias concessões e operações.
A AGS tem 17 empresas participadas, entre elas a Águas de Alenquer, Águas de Cascais, Águas de Barcelos, Águas de Gondomar e Águas do Sado.