Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa da Airbus aterra mais de 40 milhões em Santo Tirso e cria 240 empregos

A Stelia Aerospace vai investir mais de 40 milhões de euros numa unidade em Santo Tirso, onde será feita a assemblagem de estruturas aeronáuticas. A atividade arranca já no final deste ano.

29 de Outubro de 2019 às 14:30
  • 4
  • ...

A Stelia Aerospace, uma empresa do universo Airbus, vai investir mais de 40 milhões de euros em Santo Tirso, localidade escolhida pela francesa para a instalação de uma linha de montagem em território nacional.

De acordo com um comunicado da AICEP, o investimento da empresa que fabrica assentos de pilotos e assentos de passageiros de primeira classe e classe executiva, implicará a criação de 240 postos do trabalho, dos quais 30 altamente qualificados.

Na nova unidade de 72 mil metros quadrados na Zona Empresarial da Ermida, a Stelia Aerospace vai desenvolver atividades de assemblagem de subconjuntos de estruturas aeronáuticas, que serão depois exportadas para as unidades de Méaulte e Rochefort, em França, para aí serem integradas.

O investimento será considerado Projeto de Interesse Municipal, pelo que a empresa irá beneficiar de redução de taxas, licenças e impostos por se instalar em Santo Tirso. "Trata-se de um dos maiores e mais importantes investimentos de sempre no concelho", afirma, em comunicado, Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso.

A produção deverá arrancar já no final deste ano, sendo que o objetivo é atingir a velocidade cruzeiro até 2023, altura em que deverá já contar com 400 colaboradores.

"A criação desta nova unidade faz parte integral da estratégia de otimização industrial que implementamos na criação da STELIA Aerospace em 2015, para aumentar o desempenho e desenvolver a competitividade global da empresa. Isso também permitirá absorver potenciais aumentos de atividade dos nossos clientes, e assim enfrentar melhor os desafios de amanhã, num mundo cada vez mais competitivo", refere o CEO da Stelia Aerospace, citado no comunicado.

Já o primeiro-ministro António Costa destaca que a decisão da Airbus de instalar uma unidade em Portugal "é o reconhecimento da qualidade do talento português como principal fator de atração de investimento" e a prova de que "devemos continuar a investir na qualificação da nossa mão-de-obra".

Formada em 2015 pela junção de duas unidades da Airbus – a Aerolia e a Sogerma – a Stelia Aerospace tem hoje uma faturação de 2,2 mil milhões de euros e cerca de 7.000 funcionários em todo o mundo.

A empresa, que se apresenta como uma das líderes mundiais no campo das infraestruturas aeronáuticas, projeta e fabrica as secções de fuselagem dianteiras para todo o grupo Airbus.

Ver comentários
Saber mais Stelia Aerospace aeronáutica Airbus Santo Tirso
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio