Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Airbus vai alargar “pista industrial” lusa e chegar aos 350 trabalhadores em Santo Tirso

A fábrica tirsense da multinacional do setor da aviação, que produz secções de fuselagem para as famílias Airbus A320 e A350 e emprega atualmente 300 pessoas, prevendo contratar mais 50 até ao final deste ano, vai aumentar a área fabril em cerca de 30%.

31 de Julho de 2024 às 14:01
  • ...

Em setembro de 2022, a gigante Airbus Atlantic, subsidiária do grupo francês do setor aeronáutico, aterrava oficialmente em Santo Tirso, com a inauguração das suas instalações industriais em território português, num investimento próximo dos 40 milhões de euros.

 

Ocupando cerca de 20 mil metros quadrados, num terreno de 7,2 hectares na zona industrial tirsense da Ermida, e dando emprego a cerca de 300 pessoas, a Airbus Atlantic Portugal acaba de anunciar que vai aumentar a área da fábrica em 5.500 metros quadrados, que corresponde a uma expansão da superfície industrial próxima dos 30%.

 

"O concurso para a expansão do edifício será lançado em setembro e o início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2025", revela a Airbus, em comunicado, adiantando que  a nova área de produção "deverá estar operacional no primeiro trimestre de 2026".

Sem detalhar valores de investimento nem metas de produção, a empresa refere que esta expansão tem por objetivo "dar resposta ao crescimento significativo dos programas da Airbus, dado que a Airbus Atlantic Portugal produz atualmente secções de fuselagem para as famílias Airbus A320 e A350".

 

"Com esta extensão, a Airbus Atlantic reafirma a sua confiança e reconhecimento das competências de Portugal no fabrico de estruturas aeronáuticas", afirma Eric Belloc, diretor-geral da Airbus Atlantic Portugal.

 

"Esta iniciativa desempenhará um papel fundamental no apoio à nossa competitividade e complementará a nossa presença industrial global", conclui o mesmo gestor.

50% dos trabalhadores da produção em Santo Tirso são mulheres

 

Neste momento, a Airbus Atlantic Portugal emprega 300 pessoas "e demonstra uma paridade de género excecional, uma vez que 50% dos trabalhadores da produção são mulheres", realça a empresa.

 

A propósito, a Airbus Atlantic Portugal adianta que está a contratar profissionais para várias áreas, com o objetivo de atingir os 350 trabalhadores até ao final de 2024, tendo criado "um programa para atrair e reter talentos, centrando-se na autonomia das equipas, na formação contínua e na tutoria para apoiar cada funcionário e acompanhá-lo no seu percurso profissional num grande grupo multinacional", enfatiza.

 

"Os colaboradores têm oportunidades reais de crescimento numa empresa que promove o trabalho em equipa e um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional", garante a Airbus Atlantic Portugal, afiançando que "oferece condições de trabalho muito competitivas, incluindo prémios de produtividade, subsídios especiais em função do cargo ocupado, seguro de saúde e oportunidades de progressão salarial associadas à evolução da carreira".

Airbus emprega mil pessoas no seu "hub" de serviços partilhados em Portugal

Além desta unidade de montagem em Santo Tirso, a Airbus tem também um centro de serviços partilhados em Portugal, que emprega atualmente cerca de mil pessoas, que trabalham sobretudo no "hub" de Lisboa, contando ainda com um escritório satélite em Coimbra.

 

Criada em janeiro de 2022, juntando as unidades da Airbus em Nantes e Montoir-de-Bretagne com a Stelia Aerospace, a Airbus Atlantic soma 14 mil funcionários em cinco países (França, Canadá, Marrocos, Tunísia e Portugal) e estima fechar o ano de 2024 com uma faturação de 5,2 mil milhões de euros.

 

Apresentando-se como líder mundial em aeroestruturas, assentos para pilotos e assentos para passageiros "premium", a Airbus Atlantic concebe e fabrica secções de fuselagem dianteira e central para a família Airbus, bem como secções de fuselagem complexas específicas para a Airbus, asas totalmente equipadas para o ATR 42/72, fuselagem central totalmente equipada para o Bombardier Global 7500, fuselagem central do Dassault Aviation Falcon 10X e partesvcomplexas de aeroestruturas em metal e compósito para vários fabricantes de aeronaves.

Ver comentários
Saber mais airbus aviação fuselagem airbus atlantic santo tirso eric belloc
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio