Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP sustentada por eólicas e centrais no mercado livre

A actividade da EDP Energias de Portugal ficou, em 2008, marcada por um aumento homólogo de 78% na produção de energia eólica, cuja capacidade instalada aumentou 39% para 5.502 megawatts (MW). Por outro lado, a produção das centrais em mercado liberalizado também subiu, de acordo com os dados operacionais previsionais revelados hoje pela eléctrica portuguesa. Os resultados de 2008 serão apresentados no dia 5 de Março.

03 de Fevereiro de 2009 às 19:08
  • 4
  • ...
A actividade da EDP – Energias de Portugal ficou, em 2008, marcada por um aumento homólogo de 78% na produção de energia eólica, cuja capacidade instalada aumentou 39% para 5.502 megawatts (MW). Por outro lado, a produção das centrais em mercado liberalizado também subiu, de acordo com os dados operacionais previsionais revelados hoje pela eléctrica portuguesa. Os resultados de 2008 serão apresentados no dia 5 de Março.

Só nos EUA, a produção eólica da EDP aumentou 167% em 2008, “impulsionada não apenas pela entrada em operação de novos parques eólicos mas também por um factor de utilização médio mais elevado”, segundo informa a EDP em comunicado enviado ao mercado.

A capacidade instalada em Espanha aumentou cerca de 34% em relação ao período homólogo e a produção de energia eólica 28%.

A produção das centrais eléctricas em mercado liberalizado cresceu, em termos homólogos, 16% só no quarto trimestre e +0,3% em 2008.

A produção de centrais de ciclos combinados cresceu 44% em 2008 impulsionada por maiores factores médios de utilização (57% em 2007 para 61% em 2008) e pela entrada em operação de novas centrais (Castejon 3 com 418MW em Jan-08 e Soto 4 com 418MW em Set-08, ambas em Espanha).

Já a geração nas centrais hidroeléctricas mostrou um crescimento de 14% em 2008, no seguimento duma melhoria na produção hidroeléctrica no quarto trimestre, “apesar dos valores ainda estarem abaixo da média histórica”, salienta a empresa.

Em 2008, 73% da totalidade da produção das centrais eléctricas da EDP liberalizadas no mercado Ibérico foi vendida directamente a clientes das suas comercializadoras em mercado liberalizado.

O volume de electricidade fornecido aos clientes das nossas comercializadoras em mercado liberalizado apresentou em Portugal uma redução de 69% e em Espanha um aumento de 14% face a período homólogo.

Já o volume de gás vendido pela EDP a clientes das suas comercializadoras em mercado liberalizado aumentou 36% em termos homólogos, “contando com um contributo significativo do novo contrato de fornecimento de gás com a Sonatrach”, justifica a companhia presidida por António Mexia.

Em Portugal, o volume de electricidade distribuída em 2008 aumentou 1,2% em relação ao período homólogo tendo apresentado um abrandamento no 4T08 (+0,8%) sem impacto material de variações de temperatura e número de dias úteis.

As centrais eléctricas operadas em regime PPA/CMEC (antigos contratos de aquisição de energia) têm associada uma margem bruta contratada estável e um retorno sobre activos de 8,5% antes de inflação e impostos, independente dos níveis de produção e ajustada pelo rácio disponibilidade real versus programada.

Em 2008, a produção total CAE/CMEC diminuiu 25% devido ao ano seco que se fez sentir e ao baixo factor de utilização da central de Sines.

Os resultados de 2008 da EDP serão divulgados ao mercado no dia 5 de Março, após o fecho do mercado Euronext.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio