Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP no mercado para financiar-se em 500 milhões de euros

A EDP está a realizar uma operação de financiamento, no montante de 500 milhões de euros. A operação é a 10 anos, revela a Bloomberg.

A EDP não deu novidades aos investidores sobre as investigações judiciais sobre suspeitas de corrupção nos contratos dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), segundo o CaixaBank BPI. Os responsáveis da eléctrica indicaram que a gestão não foi alvo de novas abordagens pelas autoridades em relação a essa matéria. Já em relação aos ajustamentos dos CMEC para os próximos dez anos, a empresa indicou que ainda não foram tomadas decisões, mas prevê que não sofram alterações muito significativas. Já em relação à EDP Renováveis, reiterou que a actual situação se deverá manter no médio prazo, depois de a EDP não ter conseguido mais de 90% da eólica na OPA. O preço-alvo é de 3,70 euros com análise 'neutral'.
14 de Novembro de 2017 às 09:54
  • ...

A EDP Finance está no mercado a tentar obter financiamento de 500 milhões de euros a 10 anos, revela a Bloomberg, que cita uma pessoa próxima do processo, mas que pediu anonimato por não estar autorizada a falar sobre o assunto. 

A dívida deverá ser emitida com maturidade a 22 de Novembro de 2027 e o preço deverá ser estabelecido com um spread entre 75 e 80 base face ao "midswap" a 10 anos negociado no mercado, o que traduz já uma descida significativa face aos termos definidos no início (spread de 90 a 95 pontos).

Dado que a taxa "midswap" a 10 anos está esta terça-feira nos 0,88%, o juro final da operação deverá ficar em redor de 1,68%.

A Bloomberg adianta que o preço poderá ser fixado ainda esta terça-feira, 14 de Novembro. 

A eléctrica liderada por António Mexia está a aproveitar o baixo nível de juros no mercado para emitir dívida. A taxa das obrigações do Tesouro a 10 anos atingiu na semana passada um mínimo desde 2015 abaixo dos 2% e Portugal financiou-se a 10 anos nos 1,93%, a taxa mais baixa desde a saída da troika. Também na semana passada a Galp Energia emitiu 500 milhões de euros em dívida a 5 anos, com um custo abaixo de 1%.

Os bancos que estão incumbidos de gerir a operação da EDP são o Barclays, o BNP, o CaixaBank, o CaixaBI, o Citi, o Mediobanca, o MUFG e o Unicredit. 

Em Junho deste ano, a EDP emitiu dívida em dólares. Foram mil milhões de dólares, numa operação a sete anos, com uma taxa de cupão de 3,625%. No equivalente em euros, a taxa de cupão foi de 1,5%, revelou na altura a empresa liderada por António Mexia (na foto).

(notícia actualizada às 12:00 com actualização do spread)

Ver comentários
Saber mais EDP António Mexia obrigações financiamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio