Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Tranquilidade compra posição da detentora dos Lusíadas na AdvanceCare

A Apollo controla 50,9% da Advance Care mas vai ficar com os restantes 49%, nas mãos da norte-americana United Health. A Autoridade da Concorrência vai analisar a operação. Outros interessados podem contestar.

Miguel Baltazar/Negócios
  • ...

A Apollo, proprietária da Tranquilidade, propõe-se a ficar com todo o capital da gestora de seguros de saúde AdvanceCare. A proprietária da Tranquilidade já tem a maioria do capital mas quer ficar com o restante, actualmente nas mãos da United Health International, dona dos Hospitais Lusíadas, segundo um aviso publicado em jornais nacionais por parte da Autoridade da Concorrência.

 

Neste modo, a gestora de planos de saúde, dirigidos a seguradoras, e de subsistemas de saúde de empresas privadas, tem 49% do capital nas mãos da United Health. Contudo, agora, a AdvanceCare está sujeita a uma operação de concentração que consiste à aquisição desse capital pela Calm Eagle, sociedade veículo usada pela Apollo que tem já, neste momento, 50,9% da gestora. Neste momento, apesar de a Apollo (através da Tranquilidade) ter mais capital da AdvanceCare, há um "controlo conjunto" entre a seguradora e a dona dos Hospitais Lusíadas.

 

A operação, cujo valor não é revelado no comunicado, foi notificada à Concorrência a 4 de Maio de 2015, sendo tornada pública esta terça-feira, 12 de Maio. "Quaisquer observações de terceiros interessados sobre a operação de concentração em causa" podem ser enviadas para a entidade presidida por António Ferreira Gomes no prazo de 10 dias úteis.

 

A Apollo Management é o fundo de "private equity" (tipo de fundo que entra directamente para a gestão de empresas de modo a valorizá-las e, possivelmente, acabar por vendê-las) que comprou a antiga seguradora do Grupo Espírito Santo Tranquilidade por cerca de 200 milhões de euros (entre pagamento ao Novo Banco e injecção na seguradora).

 

Já a United Health é a empresa norte-americana que, através da Amil, adquiriu o controlo dos Hospitais Lusíadas em Portugal e que esteve na corrida para ficar com a Espírito Santo Saúde. No ano passado, a ES Saúde foi comprada pela Fidelidade, detida pelos chineses da Fosun, que uniu uma empresa fornecedora de cuidados de saúde a uma seguradora.

 

Não foi ainda possível obter uma reacção das duas empresas. 

 

(Título rectificado às 19h42 para indicar claramente que a posição à venda é detida directamente pela United Health e não pela sua participada gestora dos hospitais Lusíadas)

Ver comentários
Saber mais Advance Care United Health Autoridade da Concorrência Hospitais Lusíadas António Ferreira Gomes Apollo Management Tranquilidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio