Notícia
Dona da Tranquilidade compra posição da detentora dos Lusíadas na AdvanceCare
A Apollo controla 50,9% da Advance Care mas vai ficar com os restantes 49%, nas mãos da norte-americana United Health. A Autoridade da Concorrência vai analisar a operação. Outros interessados podem contestar.
A Apollo, proprietária da Tranquilidade, propõe-se a ficar com todo o capital da gestora de seguros de saúde AdvanceCare. A proprietária da Tranquilidade já tem a maioria do capital mas quer ficar com o restante, actualmente nas mãos da United Health International, dona dos Hospitais Lusíadas, segundo um aviso publicado em jornais nacionais por parte da Autoridade da Concorrência.
Neste modo, a gestora de planos de saúde, dirigidos a seguradoras, e de subsistemas de saúde de empresas privadas, tem 49% do capital nas mãos da United Health. Contudo, agora, a AdvanceCare está sujeita a uma operação de concentração que consiste à aquisição desse capital pela Calm Eagle, sociedade veículo usada pela Apollo que tem já, neste momento, 50,9% da gestora. Neste momento, apesar de a Apollo (através da Tranquilidade) ter mais capital da AdvanceCare, há um "controlo conjunto" entre a seguradora e a dona dos Hospitais Lusíadas.
A operação, cujo valor não é revelado no comunicado, foi notificada à Concorrência a 4 de Maio de 2015, sendo tornada pública esta terça-feira, 12 de Maio. "Quaisquer observações de terceiros interessados sobre a operação de concentração em causa" podem ser enviadas para a entidade presidida por António Ferreira Gomes no prazo de 10 dias úteis.
A Apollo Management é o fundo de "private equity" (tipo de fundo que entra directamente para a gestão de empresas de modo a valorizá-las e, possivelmente, acabar por vendê-las) que comprou a antiga seguradora do Grupo Espírito Santo Tranquilidade por cerca de 200 milhões de euros (entre pagamento ao Novo Banco e injecção na seguradora).
Já a United Health é a empresa norte-americana que, através da Amil, adquiriu o controlo dos Hospitais Lusíadas em Portugal e que esteve na corrida para ficar com a Espírito Santo Saúde. No ano passado, a ES Saúde foi comprada pela Fidelidade, detida pelos chineses da Fosun, que uniu uma empresa fornecedora de cuidados de saúde a uma seguradora.
Não foi ainda possível obter uma reacção das duas empresas.
(Título rectificado às 19h42 para indicar claramente que a posição à venda é detida directamente pela United Health e não pela sua participada gestora dos hospitais Lusíadas)