Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dispositivo para diagnosticar apneia do sono vence Protechting

A start-up Ectosense, fundada por um português e por um belga, ficou em primeiro lugar no programa de apoio a start-ups da Fidelidade, o Protechting. Esta empresa usa sensores para detectar distúrbios no sono, estando focada na apneia do sono.

14 de Abril de 2016 às 21:03
  • ...

A apneia do sono é um distúrbio do sono. Actualmente, o diagnóstico da doença é feito com recurso a vários sensores, que são colocados em vários pontos do corpo do paciente. Mas uma start-up, fundada por um português e por um belga e que se chama Ectosense, está a trabalhar para facilitar o diagnóstico desta patologia.

 

"Usamos tecnologia de sensores móveis, tal como os sensores que podem ser encontrados em relógios inteligentes, para detectar distúrbios no sono. O nosso foco principal é a apneia do sono", explicou aos jornalistas Duarte Mendes de Almeida, co-fundador Ectosense. Para isso, usam um dispositivo que parece um relógio, que é colocado no pulso do paciente e "durante a noite os nossos algoritmos de ‘machine learning’ analisam os sinais e detectam a apneia do sono".

 

"O que fazemos é analisar os dados gravados durante toda a noite e produzimos o diagnóstico para que o médico o possa usar. É para diagnosticar e não tratar", frisa o co-fundador.

 

Actualmente, o software inerente a este dispositivo está já "praticamente pronto" e a equipa continua a realizar testes em instituições de saúde para obter uma validação de forma a poder comercializar a solução. Em simultâneo, os empreendedores estão também a trabalhar em novas características do dispositivo.

 

O projecto desenvolvido por esta start-up convenceu os júris do Protechting, o programa de apoio a start-ups da Fidelidade, e ficou em primeiro lugar.

 

Em segundo lugar ficou a Clean Been, que tem um sistema de conformidade da higiene das mãos em instituições de saúde. E em terceiro lugar ficou a LifeSymb, com um sistema a três dimensões, com base em sensores, para evitar lesões.

Ver comentários
Saber mais Ectosense Duarte Mendes de Almeida Clean Been saúde ciência e tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio