Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Decisão do júri a 22 de Setembro

O relatório final com as conclusões do júri terá de ser feito até dia 22 de Setembro disse aos jornalistas José Martins de Sá, Inspector Geral das Finanças e presidente do júri de avaliação das propostas para a privatização da Portucel.

10 de Setembro de 2003 às 13:37
  • ...

O relatório final com as conclusões do júri terá de ser feito até dia 22 de Setembro, disse aos jornalistas José Martins de Sá, Inspector Geral das Finanças e presidente do júri de avaliação das propostas para a privatização da Portucel.

O projecto do relatório do júri será elaborado até dia 17 de Setembro, um dia depois do prazo para a Portucel [PTCL] emitir um parecer sobre as propostas da M-Real e Cofina/Lecta.

O Governo, depois de receber a recomendação do júri, realizará um Conselho de Ministros para oficializar o vencedor do concurso. Antes dessa reunião, vai realizar-se a Assembleia Geral da Portucel para aprovar o novo parceiro que entrará com activos em troca de 25% da empresa liderada por Jorge Armindo.

Esta reunião está marcada para dia 14 de Outubro. O Governo decidiu que os accionistas deveriam ter uma palavra a dizer quanto ao novo parceiro da empresa, mas reservou-se o direito de avançar com uma venda da posição directa ao parceiro, caso a AG bloqueie este processo.

A Sonae, que detém 29,2% do capital da Portucel, após o aumento de capital reservado ao parceiro, vai diluir a sua participação para cerca de 22%, encontrando-se como o terceiro maior accionista da papeleira.

A empresa liderada por Belmiro de Azevedo classificou os concorrentes à privatização, concurso que pretendia participar, como «actores secundários», admitindo rejeitar a decisão da AG, para travar o processo.

Martins de Sá disse que ambas as propostas finais, ontem entregues pelos dois concorrentes, foram aceites pelo facto das mesmas cumprirem os requisitos do caderno de encargos da operação de privatização, tendo os concorrentes passado à nova fase da privatização.

As acções da Portucel seguiam 1,29, a subir 0,78%, enquanto a Cofina [COFI] somava 0,43% para 2,35 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio