Notícia
Conheça as linhas de financiamento ao dispor das empresas
Quem pode aceder, condições gerais e montantes dos instrumentos de crédito que o Estado disponibiliza à economia.
Linha geral: PME Crescimento
Amortização e carência
Para micro e pequenas empresas tem um prazo de amortização de seis anos e de carência de até 12 meses. Para as restantes empresas as datas são mais alargadas: amortização a 9 anos e carência até 24 meses.
O que apoia
A linha destina-se a investimento novo em activos (a realizar no prazo de 12 meses após a data da contratação) ou ao reforço do fundo de maneio ou dos capitais permanentes; não são elegíveis operações de reestruturação financeira e/ou consolidação de crédito.
Custo
"Os spreads" variam entre os 3,9% e os 4,2% dependendo da empresa.
Montante da linha
Dois mil milhões de euros. Os montantes máximos dos empréstimos variam entre 25 mil euros e 1,5 milhões de euros.
Apoios a fundos: QREN Investe
Prazo de vigência
O prazo de vigência que foi aprovado em Julho do ano passado era de até seis meses após a abertura da linha, podendo este prazo ser extensível até dois períodos de mais seis meses, caso a mesma não se esgote nos prazos anteriores.
Quem pode concorrer
As empresas beneficiárias dos sistemas de incentivos QREN, desde que não se encontrem em situação de dificuldades (com capitais próprios inferiores a metade do capital social), nem deterem dívidas à banca e Estado.
Montante por operação
Cada operação tem um financiamento máximo de quatro milhões de euros.
Montante da linha
Mil milhões de euros. O prazo de cada operação pode chegar até aos oito anos e a carência é de dois anos.
Exportar: PME Exportação
Prazo
Criada a meio do ano passado, tem validade de um ano, podendo este prazo ser extensível por igual período, caso a mesma não se esgote no primeiro prazo.
Para financiar o quê?
O financiamento de encomendas externas firmes de bens de equipamento e/ou de produtos com longos períodos de fabricação (mínimo de três meses e máximo de 18 meses).
Linhas específicas
A linha de exportação de equipamentos/produtos de longo ciclo de fabricação/facturação tem um montante de 100 milhões e a de exportação de bens e serviços possui 400 milhões de euros.
Montante da linha
500 milhões de euros. O montante máximo por cada empresa é 1,5 milhões de euros e por operação 500 mil euros.
Apoio a PME: Linha Crédito Caixa Capitalização
O que é?
A Caixa, o IAPMEI, a PME Investimentos e as SGM (garantia mútua) criaram a Linhas de Crédito Caixa Capitalização, num montante global de 350 milhões de euros, destinado a pequenas e médias empresas orientadas para o mercado internacional.
Para quem
Poderão ser enquadradas, até ao limite global de 10%, empresas com um volume de negócios inferior a três milhões de euros, que prossigam estratégias de crescimento e diferenciação no mercado.
Montantes
O montante máximo por empresa estará dependente do plano de investimento acordado ou o equivalente a dois meses de facturação.
Montante da linha
350 milhões de euros. O prazo de amortização das operações desta linha é de sete anos.
Turismo: Qualificação da Oferta e Tesouraria
Linha de Apoio à Qualificação da Oferta
Apoio a projectos de criação ou de requalificação de empreendimentos turísticos, de empreendimentos ou actividades de animação e de estabelecimentos de restauração, num montante de 150 milhões de euros. O prazo de vigência é 31 de Dezembro de 2015.
Linha de apoio à consolidação
A Linha de Apoio à Consolidação Financeira envolve, globalmente, a aprovação de operações até ao valor de 150 milhões de euros. Por empresa, o montante não pode exceder seis milhões de euros. As taxas de juro estão indexadas às praticadas na PME Crescimento.
Montante da linha
300 milhões de euros O financiamento é um dos principais problemas das empresas de turismo.
Comércio: Comércio Investe
A quem se destina
Visa apoiar projectos que induzam a criação de factores de diferenciação e de melhoria da oferta ligada ao comércio de proximidade, sobretudo concentrado nos centros urbanos, ou que valorizem o produto interno.
Resultados em Março
Apesar das candidaturas terem decorrido no final do ano passado, é em Março deste ano que serão conhecidos os resultados deste concurso.
Spreads
O "spread" global da operação será de 4,219%, sendo que na parte com garantia mútua é de 3,5%, e na parte sem garantia mútua é de 6,375%.
Montante da linha
50 milhões de euros. Cada projecto tem uma dotação máxima de 35 mil euros e cada empresa de 20 mil euros.
Inovação: "Start-ups" e "Business Angels"
Start-ups
O Governo criou "uma nova linha de apoio a 'start-ups' por parte da Portugal Ventures (operadora de capital de risco público) no valor de 35 milhões de euros, que será activada já a partir de Janeiro".
Ignição para novos projectos
Haverá ainda a injecção de 15 milhões de euros para o "arranque de novos projectos empresariais" através da figura de "business angels", em parceria com a sociedade civil.
Objectivo
"Refocalizar a actividade" da Portugal Ventures para a "fase inicial e de arranque de empresas de base tecnológica e deixar para o funcionamento regular do mercado o apoio a empresas que já estão sustentadas.
Montante da linha
50 milhões de euros. Há duas linhas de apoio projectadas para "start-ups" e arranque de novos projectos empresariais.