Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dificuldade no crédito "é quase um mito"

Bancos dizem que há verbas para os "bons projectos". Ministro da Economia salienta que é "essencial a união bancária"

06 de Fevereiro de 2014 às 19:09
  • 6
  • ...

Nuno Fernandes Thomaz, vice-presidente da CGD, acredita que a tão criticada falta de crédito é "quase um mito". Segundo o responsável, "para bons riscos temos bons preços, para risco razoável preços razoáveis e para maus riscos não há credito. Para bons riscos já estamos a competir ao nível das PME do centro da Europa".

 

O banqueiro falou durante uma conferência no Europarque, em Santa Maria da Feira para premiar as PME Excelência de 2013. No mesmo evento, Pires de Lima, ministro da Economia recordou, no entanto, as dificuldades que as empresas tiveram em acedera ao crédito nos últimos anos e disse que a questão só pode ser resolvida com a "implementação do projecto da união bancária que separa o risco político do bancário e empresarial. Não podemos ficar só na expectativa que esta união bancária seja uma realidade". O ministro afirmou que é preciso "atenuar os custos no acesso ao financiamento bancário".

 

Os banqueiros que estiveram no debate salientaram que estão focados em atrair as empresas para os seus vários produtos (que foram apresentando durante a tarde a uma plateia de mais de mil empresários). "Hoje no terreno temos todas as equipas a tentar captar os melhores investimentos", salientou Paulo Magalhães, administrador do Montepio, um banco que tradicionalmente não actua neste segmento. 

Ver comentários
Saber mais Nuno Fernandes Thomaz CGD Europarque Santa Maria da Feira Pires de Lima Paulo Magalhães
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio