Notícia
Confirmada a fusão entre a Vodafone AirTouch e a Bell Atlantic
A fusão da Vodafone AirTouch, que detém 50,89% da Telecel, com a Bell Atlantic vai mesmo para a frente. O processo de fusão conhecido desde o iniciou de Setembro será finalizado nos próximos seis a...
A fusão anunciada é o culminar de diversas guerras de produtos entre os dois grupos, que acabou por gerar esta aliança. As duas companhias procuram desta forma unir esforços e enfrentar uma nova ameaça, a possível fusão entre a AT&T e a British Telecom.
A nova operadora terá uma marca única, onde a Bell Atlantic terá um peso de 55% e a Vodafone Airtouch o restante, ascendendo o valor total da empresa a 67,3 mil milhões de euros (13,49 mil milhões de contos). A nova empresa dispõe de uma base de 20 milhões de clientes somente nos Estados Unidos, quase o dobro dos actuais clientes da AT&T, que até ao momento, era quem detinha o maior peso no mercado de telemóveis dos Estados Unidos. Os responsáveis dos dois grupos, no ano 2000, esperam lucros de 1,618 mil milhões de euros (324,4 milhões de contos).
Os grupos acreditam ser possível obter importantes sinergias, potenciando assim uma redução de custos de 14,08 mil milhões de euros (2,823 mil milhões de contos). Segundo os especialistas, o mercado de telemóveis norte-americano «poderá multiplicar-se por cinco, nos próximos cinco anos, caso se concretizarem as esperadas quebras nas tarifas».
Às 11h45 as acções da Telecel cotavam-se nos 113,17 euros (22.689 escudos), uma desvalorização de 0,72%.