Notícia
Concorrência lança investigação aprofundada à fusão REN/Transgás
A Autoridade da Concorrência decidiu abrir uma investigação aprofundada à fusão dos activos de transporte da Transgás com a REN - Rede Eléctrica Nacional. Esta operação, faz parte da reestruturação da energia, mas a sua análise ficou na Autoridade portug
A Autoridade da Concorrência decidiu abrir uma investigação aprofundada à fusão dos activos de transporte da Transgás com a REN - Rede Eléctrica Nacional. Esta operação, faz parte da reestruturação da energia, mas a sua análise ficou na Autoridade portuguesa.
A investigação aprofundada é justificada pelo facto da Autoridade entender que a operação, face aos elementos recolhidos, é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante no mercado de actividade de transporte de gás natural em alta pressão, da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva no mercado de geração de electricidade em território nacional, enquanto relacionado verticalmente com aquele.
A REN controla já a rede de transporte de electricidade e, pela reestruturação da energia, passará a gerir também os activos de gás ligados ao transporte, em particular a rede de gasoduto.
A Comissão Europeia também abriu um inquérito aprofundado à compra dos activos de distribuição e comercialização da Gás de Portugal pela EDP e ENI.