Notícia
Concelhos que recuam no desconfinamento voltam ao comércio ao postigo. Saiba o que muda
Há quatro concelhos com mais de 240 casos de covid-19 por 100 mil habitantes que terão de recuar no plano de desconfinamento. A partir de segunda-feira, o comércio volta a encerrar e será proibido circular entre concelhos.
Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior. São estes os quatro concelhos onde a incidência de casos de covid-19 é superior a 240 por cada 100 mil habitantes. O Governo decidiu, por isso, que a partir da próxima segunda-feira, 19 de abril, estes concelhos irão voltar à casa de partida do desconfinamento, pelo menos durante uma quinzena.
Assim, será proibida a circulação entre concelhos em todos os dias da semana, e não apenas ao fim de semana, detalhou o primeiro-ministro. Terão de encerrar as atividades que reabriram a 05 de abril, nomeadamente as esplanadas, as lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua, os ginásios e os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares.
Passam a estar também proibidas as feiras e mercados não alimentares e a prática de modalidades desportivas de baixo risco.
Já nos sete concelhos onde foram registados mais de 120 casos por 100 mil habitantes, mantém-se tudo como na última quinzena. Lojas até 200 m2 com porta para a rua podem estar abertas, bem como as esplanadas. As feiras e mercados não alimentares podem funcionar por decisão municipal.
Os concelhos que ficam no mesmo nível são Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.
A generalidade do país vai avançar para a próxima fase de #desconfinamento. Há, no entanto, concelhos que requerem mais cuidado e que não vão poder acompanhar este passo. Conheça as medidas em https://t.co/VqGbHP1DcF #COVID19 #EstamosON pic.twitter.com/OC0FHNwIKE
— República Portuguesa (@govpt) April 15, 2021