Notícia
Compra da White permite à OMNI ultrapassar objectivo de facturação
A compra da companhia de voos charter White vai permitir à OMNI aumentar em 30 milhões de euros a facturação anual e ultrapassar já em 2006 o objectivo de 100 milhões de euros, garante o presidente da companhia.
A compra da companhia de voos charter White vai permitir à OMNI - Aviação e Tecnologia aumentar em 30 milhões de euros a facturação anual e ultrapassar já em 2006 o objectivo de 100 milhões de euros, disse o presidente da companhia.
Em declarações à agência Lusa, José Miguel Costa disse que o negócio com a TAP - que será formalizado segunda-feira - permite à empresa de aviação e tecnologia entrar num novo mercado, o da aviação charter, e aumentar a facturação para 120 milhões de euros em 2006.
"Sempre tivemos a ambição declarada de entrar neste mercado e ou fazíamos através de um "upgrade" do Certificado de Operador Aéreo ou pela aquisição. Optámos pela aquisição. Ganhamos de imediato quota de mercado e um acréscimo da facturação", afirmou.
A OMNI acordou com a TAP a compra da companhia de voos charter White por cerca de cinco milhões de euros, embora o valor definitivo do negócio deva ainda ser ajustado após o fecho das contas relativas ao mês de Agosto.
José Miguel Costa disse ainda que "já tinha havido um contacto com a TA P em 2004 para a compra da companhia charter, mas as duas empresas não chegaram a acordo na ocasião quanto aos valores da venda".
A nova equipa de gestão da White vai ser empossada segunda-feira e será presidida por Luís Ovídeo, um "profissional como muita experiência no sector da aeronáutica", disse o presidente da OMNI.
Sublinhando que a definição da estratégia e do plano de negócios para a White cabe à nova administração, José Miguel Costa admite a possibilidade de um reforço da frota, porque "o mercado pede um aumento da capacidade".
Nos termos do acordo entre as duas empresas, a TAP recebe o Lockheed da White para posterior alienação, ficando a OMNI com o outro aparelho ao serviço da companhia, um Airbus A310, actualmente em leasing operacional.
A OMNI foi criada em 1988 e evoluiu para um grupo de 14 empresas, com actividades na aviação executiva, manutenção, formação de pilotos, consultadoria, gestão e vendas.
A empresa está presente no Brasil no transporte aéreo off-shore e em Fr ança, no segmento da aviação executiva.
A White foi criada em 30 de Novembro de 2004, na sequência da reestruturação da Yes, uma companhia criada em Janeiro de 2000, numa parceria entre a TAP e o Grupo Abreu.
Recentemente, a TAP tornou-se única detentora da White, depois de uma "operação harmónio" que possibilitou a aquisição dos 24,5 por cento que o grupo A breu ainda detinha no capital da companhia.