Notícia
Commerzbank estima regressar aos lucros este ano após primeiro prejuízo em 2002
O Commerzbank, o quarto maior banco alemão, estima regressar aos lucros este ano após ter registado os primeiros prejuízos de sempre em 2002, devido a uma provisão de 1,32 mil milhões de euros para fazer face ao crédito mal parado.
O banco registou prejuízos de 298 milhões de euros no ano passado. O presidente da Comissão Executiva do Commerzbank, Klaus-Peter Mueller, deverá cortar mais três mil postos de trabalho durante este ano.
Esta redução de trabalhadores junta-se aos 4.300 despedimentos que o banco já eliminou até à data, com o objectivo de reduzir as perdas e aumentar os empréstimos, depois da empresa ter registado o seu pior ano desde a segunda Guerra Mundial.
O Commerzbank irá cortar 125 postos de trabalho na unidade de seguros em adição aos 300 anunciados em Novembro passado. Klaus-Peter Mueller pretende também eliminar 150 trabalhadores no «back office» da banca de investimento, em Tóquio, Singapura, Nova Iorque, Frankfurt e Londres.
Os custos totais do banco caíram para os 5,15 mil milhões de euros em 2002, o que compara com os 5,85 mil milhões de euros no período homólogo.
As acções do Commerzbank seguia a cair 1,72% para os 6,27 euros.