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CIN compra espanhola Govesan e reforça liderança ibérica
A líder ibérica no sector das tintas, com uma facturação de 210 milhões de euros, voltou às compras com a aquisição da espanhola Govesan, que gera dois terços das vendas de 8,3 milhões de euros nos mercados internacionais.
A portuguesa CIN, que tem fábricas em vários países e que "pintou" a liderança ibérica em 1995 através de aquisições, acaba de reforçar a sua presença em Espanha com a compra da Govesan, fabricante de tintas em pó, com sede em Madrid.
A transacção foi firmada a 1 de Março passado, com os activos da empresa adquirida a passarem para uma nova sociedade denominada CIN Govesan.
"Com sinergias com a unidade produtiva já existente em Portugal, esta aquisição tem como objectivo a integração dos conhecimentos e capacidades técnicas e produtivas, obtendo um todo mais forte e ágil com soluções disponíveis para os diferentes mercados", explica a CIN, em comunicado.
Fundada em 1965, a Govesan tem uma capacidade produtiva de 15 mil toneladas de tintas em pó, tendo fechado o último exercício com uma facturação de 8,3 milhões de euros, dois terços dos quais foram gerados nos mercados externos.
"Acolhemos todos os colaboradores de braços abertos e estamos certos que integrarão de forma rápida e natural a equipa existente. Juntos seremos mais fortes: numa só equipa, vamos juntar o conhecimento e experiência no mercado de duas grandes marcas", enfatiza João Serrenho, presidente da CIN.
Já Lucio San Martín, anterior gerente da Govesan e que irá manter-se neste cargo, considera que "a integração correrá de forma rápida e serena, criando novas oportunidades para a CIN Govesan e para CIN. Estamos muito entusiasmados com este grande passo, uma vez que agora fazemos parte do líder de tintas e vernizes na península ibérica", conclui.
A CIN, que facturou em 2016 cerca de 210 milhões de euros, é o 15.º maior fabricante europeu de tintas e o 53.º a nível mundial. Propriedade da família Serrenho, a empresa sediada na Maia conta com cerca de 1.400 trabalhadores em mais de 15 países, com presença directa em Portugal, Espanha, França, Polónia, Turquia, Angola, Moçambique, África do Sul e México, e exporta para vários mercados da Europa Central, América Latina e África.