Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlyle compra até 40% da petrolífera espanhola Cepsa

A Carlyle Group chegou a acordo para comprar entre 30% e 40% do capital da petrolífera espanhola Cepsa, num negócio avaliado entre 3,2 e 4,3 mil milhões de euros.

Miguel Baltazar
08 de Abril de 2019 às 10:08
  • ...
Carlyle Group, dona do Penha Longa Resort, chegou a acordo para comprar entre 30% e 40% do capital da petrolífera espanhola Cepsa. A transação foi oficializada pela Mubadala Investment Company, o fundo soberano de Abu Dhabi, num negócio avaliado entre 3,2 e 4,3 mil milhões de euros.

Musabbeh Al Kaabi, responsável pela unidade petrolífera da Mubadala, disse estar "satisfeito" com este acordo com a Carlyle. "A Carlyle é um investidor sólido e respeitado, com vasta experiência e importantes ativos sob gestão no setor de energia global", afirmou o responsável, citado pelo El País. O jornal adianta que a operação deverá ficar concluída no final do ano.

Al Kaabi destacou ainda que a venda de uma participação de até 40% na Cepsa é "um marco importante nos 90 anos de história da Cepsa" e que partilham "uma visão comum sobre o potencial" da petrolífera. "Temos plena confiança na sua capacidade de continuar com o excelente desempenho operacional e financeiro, algo que se refletiu na avaliação que mantivemos durante todo o processo", acrescentou. 

O acordo foi alcançado depois de, em outubro passado, a Mubadala, que detém a totalidade da Cepsa desde 2011, ter desistido do plano de dispersar 25% do capital da petrolífera espanhola na Bolsa de Madrid. A decisão foi justificada com o o clima de incerteza nos mercados internacionais e a falta de apetite por parte dos investidores mundiais.

A Cepsa está atualmente presente em mais de 20 países. No ano passado, a petrolífera espanhola reportou 

uma queda de 15% do seu lucro anual ajustado, para 754 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais empresas Carlyle Cepsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio