Notícia
Captação de investimento na agenda da viagem de Cavaco à Suécia
A captação de investimento e o estabelecimento de parcerias são os principais enfoques da visita de Estado do Presidente da República à Suécia, onde estará acompanhado por uma delegação empresarial, além dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia.
Segundo fonte diplomática, a viagem do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, à Suécia entre 01 e 03 de Outubro será "uma visita de retribuição" à realizada pelos reis suecos a Portugal em 2008, mas também "uma viagem muito dirigida para o investimento e para as parcerias".
O programa oficial inicia-se na tarde de terça-feira, com o dia dedicado aos encontros institucionais, primeiro com os reis da Suécia e depois com o primeiro-ministro sueco.
O primeiro encontro com o rei Carl XVI Gustavo e a rainha Sílvia acontecerá nas cavalariças reais, de onde o chefe de Estado português partirá de coche em cortejo para o Palácio Real, onde se irá realizar a cerimónia oficial de boas-vindas, seguida de um encontro privado entre Cavaco Silva e o rei da Suécia.
Depois, o Presidente da República partirá para o gabinete do primeiro-ministro, Fredrik Reinfeldt, e após um encontro de cerca de 40 minutos, o chefe de Estado português e o chefe do Governo sueco darão uma conferência de imprensa conjunta.
O primeiro dia da visita de Estado terminará com um banquete no Palácio Real.
Na quarta-feira, após um encontro com o presidente do Parlamento, Cavaco Silva dará início à parte do programa mais virada para a economia, encerrando um seminário que juntará empresários portugueses e suecos e contará também com a presença do rei da Suécia.
Antes de almoço, o Presidente da República e os reis suecos irão ainda passar pelo "Fashion Event", onde empresas portuguesas e suecas ligadas aos têxteis e à confecção farão uma apresentação dos seus produtos.
Para a tarde está agendada uma visita a Kista, considerada a "Silicon Valley" sueca, onde será feita a apresentação de vários projectos na área da inovação e possibilidades de cooperação com Portugal.
O segundo dia da visita de Estado de Cavaco Silva à Suécia terminará com duas recepções: uma em honra dos reis suecos e outra em honra da comunidade portuguesa.
Na quinta-feira de manhã, agora acompanhado pela princesa herdeira Vitoria e pelo príncipe Daniel, o chefe de Estado irá visitar Malmo e Lund.
Em Lund, Cavaco Silva terá oportunidade de visitar o "Ideon Gateway", onde será feita a apresentação de projectos na área de investigação e desenvolvimento.
No último ponto da agenda da visita oficial, já em Malmo, o Presidente da República irá conhecer o "Turning Torso", onde lhe serão dados a conhecer os projectos de planeamento urbano daquela cidade sueca e o edifício inteligente "E.ON Sustainability Building".
A comitiva que irá acompanhar o Presidente da República na visita à Suécia integra os ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e da Economia, António Pires de Lima, representantes dos grupos parlamentares, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza e o presidente do AICEP, Pedro Reis.
A missão empresarial será composta por representantes de cerca de três dezenas de empresas ligadas a áreas como as tecnologias de informação, construção, têxteis, entre outras.
Representantes de quatro empresas ligadas dos vinhos estarão igualmente integradas na comitiva presidencial. Estas quatro empresas irão contactar com a entidade estatal que regula o setor na Suécia, onde existem quotas para a importação deste tipo de produtos.