Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Capital próprio da RTP ainda é negativo

A RTP dá lucro há dois anos. Mas, mesmo com as dotações do Estado, o capital próprio ainda está negativo. Essas injecções permitiram reduzir o seu endividamento. Mas ainda tem resultados transitados negativos de 1,7 mil milhões de euros

24 de Agosto de 2012 às 15:46
  • ...
Dar a volta às finanças da RTP tem sido o objectivo dos últimos Governos. Almerindo Marques foi nomeado para a presidência da RTP com essa incumbência. Guilherme Costa manteve a tarefa. E hoje a RTP é uma empresa lucrativa, mas ainda tem de combater os défices históricos. Para já, as injecções públicas permitiram "limpar" o passivo.

Nos últimos dois exercícios, a RTP obteve lucros. Em 2010 encaixou 15 milhões de euros e no ano seguinte 18,9 milhões de euros. Em dois exercícios a RTP lucrou 33,9 milhões de euros. Isto depois de em 2009 ainda ter registado prejuízos de 13,8 milhões de euros.

Apesar dos dois exercícios com lucros, os capitais próprios ainda estão negativos. Os défices históricos não foram limpos. Mas as injecções de capital que o Estado tem feito tem permitido melhorar a situação financeira, diminuindo o passivo e consequentemente os gastos em juros.

Segundo foi divulgado pela própria RTP, com a transferência de capital realizada este ano pelo Estado, de 348,3 milhões de euros, o passivo bancário diminuiu para 171,9 milhhões de euros, quando, no final de 2011, era de 516,4 milhões de euros.

O plano de reestruturação acordado com o Estado para a RTP permitiu que, em quatro anos, o envidamento bancário diminuísse cerca de 700 milhões de euros. Em 2008, o passivo bancário era de 870,5 milhões de euros e passou, em Fevereiro deste ano, para 171,9 milhões de euros. É esta a dívida que vai receber quem ficar com a concessão da RTP.

Ainda assim, os capitais próprios ficarão negativos em 124,6 milhões de euros, de acordo com a previsão avançada pela administração da RTP quando anunciou os resultados referentes a 2011. No final de 2011, os capitais próprios estavam negativos em 469,1 milhões de euros. Este valor também representa uma melhoria significativa face ao passado, mas deve-se aos sucessivos aumentos de capital acordados para o saneamento financeiro da estação pública.

No final de 2011, a RTP já tinha um capital de mil milhões de euros, mas ainda apresentava um défice ao nível de resultados de exercícios anteriores de 1,7 mil milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais privatizações rtp miguel relvas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio