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Bruxelas dá "luz verde" a aquisição da Sonae Sierra pela Sonae
Em 14 de Julho passado, a Sonae informou que iria reforçar a sua posição na Sonae Sierra, ao concluir a compra de 20% ao grupo inglês Grosvenor por cerca de 255 milhões de euros.
A Comissão Europeia aprovou hoje a aquisição da Sonae Sierra pela Sonae, ao concluir que a operação não levanta inquietações a nível de concorrência, pois a multinacional portuguesa já detinha conjuntamente a empresa que se dedica ao ramo imobiliário.
Em 14 de Julho passado, a Sonae informou que iria reforçar a sua posição na Sonae Sierra, ao concluir a compra de 20% ao grupo inglês Grosvenor por cerca de 255 milhões de euros.
A Sonae Sierra, que se dedica ao ramo imobiliário e que gere centros comerciais em todo o mundo, era detida pela Sonae (50%) e pela Grosvenor (50%), pelo que, com a aquisição agora aprovada por Bruxelas, a Sonae reforça a posição, passando a deter 70%.
"A Comissão concluiu que, uma vez que a Sonae já controlava conjuntamente a Sonae Sierra antes da operação, a aquisição não provocará uma mudança significativa no mercado. A Comissão concluiu que a aquisição proposta não levanta inquietações a nível de concorrência", comunicou hoje o executivo comunitário.
O acordo alcançado com o grupo Grosvenor vai permitir à Sonae "reforçar a sua participação e influência num 'player' [numa empresa] de referência no sector do imobiliário de retalho, simultaneamente aumentando o perfil internacional do grupo", lê-se na nota enviada pela Sonae ao mercado.
De acordo com a Sonae, este grupo inglês "continuará a ser um parceiro estratégico", apesar de estarem "assegurados os direitos de saída adequados à sua futura condição de accionista minoritário".
Na nota ao mercado, a Sonae ressalva ainda que a Sonae Sierra "gere e co-controla um portefólio de sete mil milhões de euros (valor de mercado) de 46 centros comerciais na Europa e na América do Sul, com uma área bruta locável de 1,9 milhões de metros quadrados".
A Sonae Sierra está presente em 12 países, tem mais de 9.300 contratos com lojistas e gere centros comerciais que registaram, em 2017, mais de 438 milhões de visitas.