Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI mantém opinião positiva sobre EDP após resultados

Os resultados trimestrais apresentados pela Energias de Portugal (EDP) ficaram ligeiramente abaixo das previsões dos analistas do BPI a nível consolidado. Ainda assim, os lucros acima do esperado fazem com que a casa de investimento mantenha uma opinião "

25 de Maio de 2005 às 10:18
  • ...

Os resultados trimestrais apresentados pela Energias de Portugal (EDP) ficaram ligeiramente abaixo das previsões dos analistas do BPI a nível consolidado. Ainda assim, os lucros acima do esperado fazem com que a casa de investimento mantenha uma opinião "positiva" sobre a eléctrica.

Os resultados líquidos da EDP cresceram 11,5% em relação ao primeiro trimestre de 2004, alcançando os 217 milhões de euros, mais do que o esperado pelo BPI. Esta subida ficou a dever-se, diz a casa de investimento, a uma taxa de impostos mais baixa do que o previsto e à contribuição das participações minoritárias da empresa. "Estes dois parâmetros merecerão especial atenção nos resultados do segundo trimestre. De qualquer forma, mantemos uma opinião positiva em relação à EDP", escreve o analista Enrique Soldevilla Manrique, numa nota de "research".

Como notícias positivas saídas desta divulgação de resultados, o BPI destaca os resultados acima do esperado da unidade de distribuição – que conseguiu uma redução de custos superior ao previsto pelos analistas – e a "performance" da Hidrocantábrico, que bateu as previsões "graças ao espantoso crescimento da actividade de geração de energia".

Por outro lado, o BPI diz que a erosão das margens da EDP provocada pelas "aquisições dispendiosas" de electricidade em Espanha e pela fraca contribuição das mini-centrais hidroeléctricas são más notícias, sendo também negativo o crescimento abaixo do esperado da contribuição das operações no Brasil.

O BPI mantém a recomendação de "acumular" e um preço-alvo de 2,40 euros para as acções da EDP.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio