Notícia
BPI aumenta lucros em 30,4% no primeiro trimestre (act.)
O Banco BPI apurou um resultado líquido de 96,8 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um valor que representa uma subida de 30,4% face ao obtido no período homólogo e que se situa acima das estimativas dos analistas. Os resultados beneficiaram
O Banco BPI apurou um resultado líquido de 96,8 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um valor que representa uma subida de 30,4% face ao obtido no período homólogo e que se situa acima das estimativas dos analistas. Os resultados beneficiaram da actividade doméstica, já que a área internacional verificou uma queda dos lucros de 31,6%.
Os lucros de 96,8 milhões de euros registados nos primeiros três meses deste ano comparam com os 74,2 milhões de euros obtidos no primeiro trimestre de 2006, segundo o comunicado hoje emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Analistas contactados pela agência Lusa estimavam que o resultado líquido no período se situasse entre 82 e 84 milhões de euros.
A margem financeira do BPI cresceu 10,7% para os 155,4 milhões de euros e o produto bancário aumentou em 20,9% para os 295,9 milhões de euros.
A rendibilidade do capital próprio situou-se nos 25,9%, segundo a mesma fonte.
Os custos de estrutura cresceram 9,6 % para os 151,3 milhões de euros, uma evolução justificada pelo banco liderado por Fernando Ulrich com o "crescimento dos custos na actividade internacional em 55%, o qual está associado ao forte aumento da actividade e ao significativo programa de investimento em curso no Banco de Fomento, em Angola, enquanto na actividade doméstica os custos de estrutura cresceram 6,5%".
Resultados na actividade internacional caem 31,6%
O resultado líquido da actividade internacional do BPI caiu 31,6% para os 16,6 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano.
Para esta evolução contribuiu o facto do Banco de Fomento de Angola ter registado uma quebra na ordem dos 35% nos lucros para os 115,2 milhões de euros.
Já o BCI Fomento (Moçambique) verificou um aumento de cerca de 55% nos resultados do primeiro trimestre para os 1,4 milhões de euros.