Notícia
Bertelsmann compra Editora Pergaminho por 6 milhões de euros
A Editora Pergaminho foi comprada pelo grupo editorial alemão Bertelsmann, confirmou, ao Jornal de Negócios, Mário Moura, fundador da editora portuguesa, que publica, em Portugal, os livros do brasileiro Paulo Coelho. O negócio foi concretizado na semana
A Editora Pergaminho foi comprada pelo grupo editorial alemão Bertelsmann, confirmou, ao Jornal de Negócios, Mário Moura, fundador da editora portuguesa, que publica, em Portugal, os livros do brasileiro Paulo Coelho. O negócio foi concretizado na semana passada, por um valor estimado de seis milhões de euros.
O grupo alemão Bertelsmann, que detém em Portugal a Bertrand e o Círculo de Leitores comprou, agora, a área editorial da Pergaminho, que inclui as editoras Arteplural Edições, Quinto Selo, Gestão Plus e Bico de Pena. Já a área de distribuição da empresa permanece nas mãos de Mário Moura.
Os dez trabalhadores da Editora Pergaminho já estão a trabalhar nas instalações do grupo Bertelsmann, em Benfica, onde funciona o Círculo de Leitores. Mário Moura permanece como director da empresa.
A Editora Pergaminho recebeu ofertas de compra por parte do grupo Leya e da Explorer Investments, mas Mário Moura optou pela alemã. "Trata-se de um grupo com 60 anos de experiência no ramo editorial e que irá continuar a nossa programação", afirma.
Fundada em 1990 por Mário Moura, a Editora Pergaminho especializou-se na edição de livros de auto-ajuda e obras de autores como Osho, Eckhart Tolle, Shakti Gawain, Sylvia Browne, Dalai Lama, Brian Weiss, Wayne Dyer e Richard Carlson.