Notícia
BCP negoceia aliança com Sabadell
O BCP está em conversações com o banco espanhol Sabadell para o desenvolvimento de uma aliança estratégica. Fonte oficial do banco presidido por Jardim Gonçalves confirmou ao Canal de Negócios que de facto existem negociações com o banco espanhol.
Recorde-se que ainda na passada quinta feira passada Jardim Gonçalves admitiu que o BCP estava a negociar uma aliança com um banco espanhol a qual envolveria uma troca de acções ou o desenvolvimento de uma «joint veture». A ocorrer esta aliança deverá assumir os mesmos contornos da que existia com o Banco Central Hispano (BCH) antes de este se fundir com o Santander, isto é deverá existir um pacto de não actuação no mercado de origem de cada um, ou seja o BCP não actua em Espanha assim como o Sabadell não actuará em Portugal.
O banco espanhol é, após a fusão do Argentaria com o Banco Bilbao & Vizcaya (BBV), a quarta maior instituição financeira do país vizinho e pretende durante este ano constituir um núcleo duro de accionistas para colocar parte do seu capital em Bolsa.
Recorde-se que hoje também passou em Bolsa 7,7% do capital do BPA, o que segundo fonte oficial do banco teve como destino investidores nacionais e estrangeiros, não tendo, no entanto, nenhum deles ficado com mais de 2% do capital.
As acções do BCP fecharam hoje nos 5,84 euros (1.170 escudos), o que traduz uma desvalorização 1,02% face à sessão do dia anterior.