Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos dos EUA pagam 25 mil milhões para encerrar caso dos abusos no crédito à habitação

Cinco dos maiores bancos dos Estados Unidos acordaram pagar 25 mil milhões de dólares ao governo norte-americano para serem encerradas as investigações, que decorrem há já um ano, em torno de alegadas práticas hipotecárias abusivas.

09 de Fevereiro de 2012 às 16:37
  • 3
  • ...
Cinco bancos norte-americanos acordaram pagar 25 mil milhões de dólares (18,9 mil milhões de euros) ao governo dos Estados Unidos, para pôr fim à investigação das alegadas práticas hipotecárias abusivas de que são alvo inúmeras instituições, de acordo com o "BBC News".

As acusações das alegadas práticas abusivas realizadas pelos bancos no crédito à habitação terão acontecido durante o colapso imobiliário do país, em 2007.

Os bancos envolvidos no acordo são o Bank of América, o Citigroup, o Wells Fargo, o JP Morgan Chase e o Ally Financial, de acordo com o “BBC News”. As instituições detêm 55% dos empréstimos hipotecários dos Estados Unidos.

O acordo encerra assim a investigação que decorre há um ano no governo federal e nos governos estaduais sobre a forma como foram processadas as execuções hipotecárias há cinco anos, quando rebentou a bolha no sector imobiliário nos Estados Unidos.

O fundo de 25 mil milhões de dólares que os bancos acordaram pagar ao governo dos Estados Unidos inclui também uma compensação às vítimas deste tipo de práticas.

Uma das práticas abusivas mais comuns terá sido, segundo investigações do governo, os funcionários assinarem papéis sem os ler previamente, ou utilizado assinaturas falsas para acelerar os processos, prática que ficou conhecida por “assinatura robótica”.

O acordo segue-se a um ano de conflitos e é o maior acordo alguma vez alcançado entre o governo dos Estados Unidos e uma única indústria, desde 1998. Através do mesmo, os cinco bancos norte-americanos irão conseguir evitar acções judiciais por parte dos seus clientes.
Ver comentários
Saber mais Estados Unidos bancos Bank of América Citigroup Wells Fargo JP Morgan Chase Ally Financial empréstimos hipotecários execuções hipotecárias clientes práticas abusivas EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio