Notícia
Aviões em terra no Aeroporto de Lisboa devido a avaria no sistema de combustível
Uma avaria ocorrida há cerca de uma hora no sistema de bombagem de combustível do Aeroporto de Lisboa está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves e a causar vários atrasos, disse fonte da ANA - Aeroportos de Portugal à Lusa.
Contactada pela Lusa, fonte oficial da TAP disse que, neste momento, a companhia tem "14 voos em terra" no Aeroporto de Lisboa e que estão impedidos de descolar "todos os aviões que não têm combustível".
Os atrasos são visíveis no site da ANA onde se registam as partidas, com voos a demorarem de uma a duas horas a deixar a pista em relação à hora inicialmente prevista. Foi o caso do voo TP1681 da TAP, para a Madeira, que deveria ter deixado o aeroporto Humberto Delgado às 12:10 e só saiu às 14:00. Às 14:06 descolou o voo da Aegean Airlines para Atenas, com menos de uma hora de atraso.
Mas há atrasos superiores: às 15:54 estava para sair o voo da Brussels Airlines para Bruxelas. A hora inicial apontava para que o avião deixasse a pista às 12:40. O voo da Air Canada para Toronto, previsto para as 12:50, também não tinha levantado voo.
Vários utilizadores das redes sociais têm publicado mensagens nas últimas horas sobre a situação, dando conta de que estão dentro de aviões impedidos de descolar.
Lisbon airport flights blocked due to a fuel system problem. Only one??!!!! Why can not come the flights with enough fuel to return??? pic.twitter.com/hXkqApHWXJ
— Juan Salvador (@JuanSUbeira) 10 de maio de 2017
On the plane at #lisbonairport for two hours. No fuel. Situation unclear.
— Robert Franken (@herrfranken) 10 de maio de 2017
Sat on the plane for two hours!! #Lisbonairport been told the fuel pump is slow! Eventually they said they're out of fuel
— Laila (@lldreamz) 10 de maio de 2017
That's a new one. Lisbon airport has run out of petrol so no flights leaving......
— Nat Knight (@natknight) 10 de maio de 2017
#Lisbonairport has ran out of fuel !! How can an international airport run out of fuel
— Laila (@lldreamz) 10 de maio de 2017
Lisbon airport has run out of fuel
— Mrs Starling (@YesStarling) 10 de maio de 2017