Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Atravessar o Atlântico sem combustível? Já faltam poucos dias

Na sua volta ao mundo, o Solar Impulse 2 cumpriu a 11.ª etapa e tem agora Nova Iorque na mira. Depois, prepara-se para a travessia do Oceano.

Bloomberg
13 de Maio de 2016 às 09:24
  • ...

O avião experimental movido a energia solar, Solar Impulse 2, aterrou na noite desta quinta-feira, 12 de Maio, em Tulsa, no estado norte-americano de Oklahoma, cumprindo ao longo de 18 horas e 15 minutos a 11.ª etapa da sua viagem de volta ao mundo sem consumir uma gota de combustível.

O avião aterrou às 23:17 (05:17 em Lisboa) no Aeroporto Internacional de Tulsa, depois de ter descolado às 03:00 (11:00 em Lisboa) de Phoenix, no Arizona.


Com este percurso, a aeronave fica a meio da sua viagem pelo continente norte-americano, tendo agora em vista a chegada em breve a Nova Iorque, prevista para o início de Junho. Aí, a equipa liderada pelo piloto suíço Bertrand Piccard, começará a preparar a travessia do Atlântico.

O objectivo é levar de novo o avião até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de onde o aparelho partiu em 9 de Março passado.


Com uma envergadura maior do que a do Boeing 747, o Solar Impulse 2 está equipado com 17 mil células fotovoltaicas que fornecem energia aos motores e carregam as baterias, permitindo ao avião viajar de noite com a electricidade armazenada.


A velocidade de voo ronda os 45 quilómetros por hora, podendo alcançar o dobro durante o dia, em períodos de maior exposição solar.

Ver comentários
Saber mais Solar Impulse Nova Iorque transportes aviação energia solar avião renováveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio