Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Avião solar já está no ar para o primeiro voo nocturno

Solar Impulse já levantou voo e vai estar no ar 25 horas.

Avião solar já está no ar para o primeiro voo nocturno
07 de Julho de 2010 às 10:25
  • 4
  • ...
Às 6h15 de hoje (mais uma hora em Portugal) o Solar Impulse descolou do aeroporto de Payerne, na Suíça, para o seu primeiro voo nocturno.

O avião, que funciona inteiramente a energia solar, irá fazer um percurso de 25 horas para testar a sua capacidade de voar à noite, após ter carregado as suas baterias durante o dia. O Solar Impulse, pilotado por Andre Borschberg, descolou de Payerne a a velocidade de 35 quilómetros hora.

O plano de voo prevê que durante o dia o avião atinja lentamente uma altitude de 8.500 metros para carregar as baterias, descendo depois a uma latitude de 1.500 metros à meia-noite (hora portuguesa) para se manter a voar durante a noite.
O Solar Impulse está equipado com 12 mil células fotovoltaicas que estão instaladas nas asas e que a sua a única fonte de alimento dos quatros motores eléctricos, cada um deles com uma potência de 10 cavalos.

Após ter realizado um voo diurno bem sucedido a 7 de Abril e outro 10 desde essa data, o Solar Impulse prepara-se agora para fazer a sua primeira experiência nocturna.
O avião tem como única fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que cobrem suas asas e alimentam os quatro motores elétricos, com potência de 10 cavalos cada. Também permitem recarregar as baterias de lítio polímero de 400 kg. O Solar Impulse tem uma envergadura de 80 metros, ligeiramente superior à do Airbus A380, o maior avião comercial do construtor europeu.

O objectivo final do Solar Impulse é realizar uma volta ao mundo em 2011. O grande impulsionador do projecto é o suíço Bertrand Piccard, que em 1999 realizou a primeira volta ao mundo em balão sem escalas.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio