Notícia
Armilar Ventures lança fundo de 60 milhões para tecnológicas
A mesma sociedade gestora de fundos de capital de risco que já investiu nas portuguesas Outsystems, Feedzai e Codacy, está agora a lançar um fundo de transferência de tecnologia para outras startups de natureza tecnológica.
A Armilar Venture Partners lançou um fundo de Transferência de Tecnologia, com um capital de 60 milhões de euros, o primeiro deste género em Portugal.
O objetivo do fundo, designado FCR Armilar Venture Partners TechTransfer Fund, é "selecionar, investir e apoiar o desenvolvimento de empresas que visem comercializar tecnologias e produtos que resultem de investigação científica e tecnológica, desenvolvidas em Portugal e na Europa".
Com uma meta de 60 milhões de euros, o fundo de Transferência de Tecnologia da Armilar Venture Partners arrecadou mais de 45 milhões de euros, no fim da sua primeira fase de subscrição. O apoio destina-se a empresas que atuem em diferentes setores e em diversas fases de maturidade, mas as startups com origem nas principais instituições académicas e de investigação europeias, são apontadas como alvos preferenciais. Estas, têm direito a um apoio que vai desde "a prova de conceito até fases posteriores de desenvolvimento comercial".
A sustentar este fundo está o Fundo Europeu de Investimento (EIF) e um grupo de dez investidores privados internacionais, que incluem a portuguesa e a Semapa e a empresa de telecomunicações holandesa KPN. Também contribuem instituições académicas, como o Instituto Superior Técnico e fundadores de algumas das empresas do portefólio da Armilar.