Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Advogado de Nova Iorque assume fraude de 300 milhões de euros

Marc Dreier, de 59 anos, estava detido desde Dezembro e declarou-se agora culpado por acusações de fraude. "Lucrou" 300 milhões de euros ao levar os seus clientes a investir em falsas notas promissórias.

12 de Maio de 2009 às 08:21
  • ...
Marc Dreier, de 59 anos, estava detido desde Dezembro e declarou-se agora culpado por acusações de fraude. “Lucrou” 300 milhões de euros ao levar os seus clientes a investir em falsas notas promissórias.

Educado em Harvard e fundador da sociedade de advogados Dreier LLP, que chegou a contar com uma equipa de 250 pessoas, Dreier acabou por ser apanhado nas malhas da crise financeira, após quatro anos de actividades fraudulentas que envolveram fraudes no mercado de capitais, conspiração e lavagem de dinheiro.

A actuação mais flagrante do advogado prendeu-se com a venda de notas promissórias em nome de um fundo de pensões do Canadá. As notas viram a revelar-se falsas. Dreier terá sido denunciado por alguns advogados de Nova Iorque, que suspeitaram que a sua actuação poderia estar a esconder uma fraude financeira. O juiz acusou-o ontem de “ser uma vergonha” para a sua profissão.

O advogado acaba de se assumir culpado, perante tribunal de Manhattan, e enfrenta oito acusações que podem resultar numa pena de 20 anos de prisão. Segundo a Reuters, a sentença está marcada para o dia 13 de Julho.

O Ministério Público norte-americano pede uma indemnização superior a 500 milhões de euros ao advogado, conhecido pelo seu estilo de vida faustoso, enquanto proprietário de várias casas, barcos e uma colecção de arte.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio