Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acesso à Internet em banda larga móvel cresce 9,4% no segundo trimestre

O acesso à Internet em banda larga móvel registou um crescimento de 9,4%, no segundo trimestre deste ano, alcançando 2,95 milhões de utilizadores no final de Junho, divulgou hoje a Anacom -Autoridade Nacional de Comunicações.

18 de Agosto de 2009 às 16:49
  • ...
O acesso à Internet em banda larga móvel registou um crescimento de 9,4%, no segundo trimestre deste ano, alcançando 2,95 milhões de utilizadores no final de Junho, divulgou hoje a Anacom -Autoridade Nacional de Comunicações.

No final de Junho de 2009 existiam em Portugal cerca de 2,95 milhões de utilizadores de Internet de banda larga móvel e cerca de 1,79 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais 1,75 milhões em banda larga.

O número de utilizadores de Internet em banda larga móvel aumentou em 254 mil, o que representa um crescimento de 9,4% face ao trimestre anterior e de 54% face ao mesmo período do ano passado.

O número de utilizadores de banda larga móvel activos no período de reporte cresceu cerca de 9%, ascendendo agora a 1,45 milhões de utilizadores, ou seja, 63,8% superior ao verificado no 2º trimestre de 2008.

Este número de utilizadores activos representa cerca de 50% do total de utilizadores com acessos móveis, proporção que tem vindo a subir de forma sistemática desde Janeiro de 2007, altura em que se cifrava em aproximadamente 35%.

No que se refere ao serviço fixo de acesso à internet, constata-se que o número total de clientes (cerca de 1,79 milhões) aumentou 3% face ao trimestre anterior e 10% em relação ao trimestre homólogo do ano anterior.

Já o número de clientes de acesso dial-up (36 mil) continuou a decrescer em resultado da migração dos utilizadores para a banda larga, com menos cerca de 1.500 que no trimestre anterior.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 58% do total, 4 pontos percentuais abaixo do máximo registado em Dezembro de 2006. O modem cabo é utilizado por 40,4% dos clientes da banda larga fixa.

Cabovisão e Sonaecom perdem quota

O Grupo Portugal Telecom continua a deter a maior quota de clientes de banda larga fixa, com 42,8%, mais 0,3 pontos percentuais que no primeiro trimestre.

O Grupo Zon aumentou, no mesmo período, 0,7 pontos percentuais (correspondendo a 32,3%) e a Vodafone viu a sua quota crescer de 3,2 para 3,5%.

Por sua vez, as quotas da Cabovisão e da Sonaecom diminuíram.

Os dados divulgados hoje pela Anacom mostram, em termos líquidos, um ganho absoluto de clientes por parte da Zon, da PT e da Vodafone com acréscimos de 33,2 mil, 28,7 mil e 6,6 mil novos clientes, respectivamente.

Já a Sonaecom e a Cabovisão foram os operadores que mais clientes perderam, em termos líquidos, neste período (7,8 mil e 2,2 mil, respectivamente).

Tráfego cresce 11%

Em termos de tráfego de acesso à Internet em banda larga, o presente relatório revela um crescimento de cerca de 11%, explicado sobretudo pela evolução do tráfego da banda larga fixa (+11,5%), o que representa cerca de 95,8%.

A taxa de crescimento do tráfego fixo é quase 3,6 vezes superior à taxa de crescimento do número de clientes, neste caso muito por força da actividade do Grupo ZON/TV Cabo (com 44,7% de quota) e do Grupo PT (com 32,8%).

Por outro lado, o tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis (em GB) cresceu 3,1% em relação ao trimestre anterior, com o número de clientes activos desta forma de acesso a aumentar 9%.

No final de Junho, a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 16,5 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 27,7 por 100 habitantes para os acessos móveis.

No caso dos acessos fixos este valor aumentou 0,5 pontos percentuais relativamente ao registado no trimestre anterior, situando-se 1,7 pontos percentuais acima do registado no final do período homólogo do ano anterior.

No que respeita à banda larga móvel, a taxa de penetração cresceu 2,4 pontos no último trimestre.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio